A prefeitura de Curitiba manteve a suspensão das aulas presenciais na rede de escolas municipais. O decreto foi publicado hoje e vale até o final de novembro.
Arquivo mensais:outubro 2020
17:22Onanistas
Onanistas são as pessoas mais satisfeitas consigo mesmo. (Fraga)
17:22URBS pode multar infrações de trânsito
por Claudio Henrique de Castro
1. Em 2009, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela possibilidade de a Empresa de Transporte de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) exercer atos relativos à fiscalização no trânsito, mas negaram a possibilidade da aplicação de multas pela empresa privada. O STJ entendeu que empresa pública com capital privado não poderia multar. Na época, comentei em primeira mão esta decisão;
2. O Tribunal de Justiça do Paraná acolheu a tese do STJ, mas validou o passado no qual multas foram emitidas e cobradas. O município de Curitiba criou uma Secretaria de Trânsito e passou os empregados da URBS para o Município;
3. Onze anos depois…
4. O Supremo Tribunal Federal decidiu em sede de Repercussão Geral (532) que: “É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial”, revendo a decisão do STJ;
5. Resumo: a URBS, assim como a BHTrans, podem voltar a multar infrações de trânsito.
16:55PARA JAMAIS ESQUECER WALTER STUART E RENATO ARAGÃO
16:51Paraná registra mais de 209 mil casos de Covid
Da Agência Estadual de Notícias
O Paraná tem mais 960 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 209.639 casos e 5.125 mortos.
16:31Já foi lá?
Um amigo do blog pergunta, para ofender:
Este pessoal que se revoltou com a ideia de terceirizar unidades básicas de saúde, sustentando que é a privatização do SUS, já tentou marcar uma consulta no “postinho” perto de casa?
16:25Glenn Greenwald anuncia saída do The Intercept
Da IstoÉ
O jornalista Glenn Greenwald anunciou nas redes sociais sua saída do site The Intercept, do qual é um dos fundadores. Ele recebeu diversos prêmios por uma reportagem sobre a NSA (Agência Nacional de Segurança) e publicou diversas matérias, junto com outros veículos jornalísticos, em que revelou diversas conversas do ex-ministro Sergio Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol na Operação Lava Jato.
Glenn disse para o jornal The Washington Post que tomou a decisão após os editores do site o censurarem por tentar publicar uma matéria em que revela depoimentos de testemunhas que criticavam a conduta do candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden. Segundo o jornalista, a matéria só seria publicada se fossem removidas todas as críticas ao político.
“As mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que assolam a imprensa nacional geralmente engolfaram o meio de comunicação que eu co-fundei, culminando na censura de meus próprios artigos”, disse nas redes sociais.
“A partir de agora, publicarei meu jornalismo na Substack (plataforma online), onde vários outros jornalistas vieram para praticar o jornalismo livre do clima cada vez mais repressivo que está engolfando a grande mídia nacional lojas em todo o país”, disse o jornalista.
16:09A VIDA COMO ELA É

Em Curitiba, Yuri, Idelfonso e Ricardo – Foto de Roberto José da Silva
O olhar do menino acocorado sob a luz da janela não existe mais. Se apagou hoje, como era esperado há anos, mas o corpo resistiu. Mais um que se vai no rio de lágrimas causado pela maldita doença sem cura. Mais um dos amigos que, até assim, ajudam a quem saiu das catacumbas a se manter firme na luta diária para controlar a dependência. Fonso, como o chamávamos, era inteligente, sensível e gente finíssima, como a maioria dos que integram o time do signatário. Ao atravessar a linha que separa um bebedor social, por exemplo, de um alcoólatra, não conseguiu mais recuperar o controle sobre a própria vida. Acontece – e muito. Foi embora hoje em São Paulo, aos 65 anos. Descansou – e ficou para sempre, iluminado pela luz que ele não conseguiu enxergar.
15:43Crise na diplomacia ucraniana
Do Goela de Ouro
As coisas não andam bem para a Ucrânia. Nem por lá. Nem por aqui. A comunidade ucraniana de Curitiba está vivendo uma verdadeira guerra, para não dizer um barraco. A esposa do embaixador ucraniano no Brasil, Fabiana Tronenko, enviou algumas mensagens para os membros da comunidade desautorizando o sobrinho Francisco Filho, filho do seu irmão Chico do Uberaba, a usar o seu nome para conquistar votos. Além disso mandou uma mensagem sobre os conflitos com o irmão no processo de partilha dos bens de herança dos pais. Pelo jeito o espirito guerreiro dos cossacos ucranianos imigrou para o Brasil.
15:30Vamu ri! Vamur ri!
De um amigo do blog:
O negacionismo da oposição a respeito daqueles probleminhas de ladroagem vai acabar reelegendo o Bolsonaro. E elegendo o seu sucessor. Terei uma velhice divertida.
15:25A casa
O ministro Paulo Guedes errou ao dizer que a Febraban é casa de lobby que financia ministro gastador para furar o teto. A Febraban é a casa dos Nhonhôs.
12:24PARA JAMAIS ESQUECER THE WHO E I’VE HAD ENOUGH (QUADROPHENIA)
12:07Por uma barba de respeito
por Carlos Castelo
A ideia pode parecer esotérica e supersticiosa. Mas, para um país que conta com Paulo Coelho, Malafaia e Edir Macedo, tudo o mais está embasado num sólido materialismo.
Por isso, depois de muito analisar a situação de nossa terra, concluí: talvez um detalhe bobo possa estar faltando para que ela, afinal, entre nos eixos.
Historicamente tivemos a Anistia, as Diretas, a Constituinte, a nova Constituição, os impeachments, e nada da coisa melhorar.
Quem sabe não seja um pequeno detalhe animista no presidente da república? Uma coisinha de nada, que não esteja bem sintonizada com as vibrações universaisPUBLICIDADE
Raciocinei mais durante um bom tempo. Agora caiu-me a ficha. Divido com você, leitor amigo.
E se o presidente deixasse a barba crescer?
Mas não uma barba qualquer. Uma longa e espessa barba, caindo por sobre o peitoral.
Para começar, uma barba assim dá um tom de respeitabilidade em quem a usa. E, convenhamos, o nosso chefe de Estado não tem nenhuma.
Claro, há exceções, como Papai Noel, mais desacreditado do que hidroxicloroquina.
Mas o bom velhinho – ao que me consta – é um santo (ou santa), não um político do baixo clero.
Só nesse aspecto já teríamos um primeiro mandatário mais aceitável. Ali estaria Jairzão, o presidente das vastas barba.
Digam-me: o que não consegue uma grande mandíbula peluda? Fez a fama de Fidel Castro, Tio Sam, Rasputin, Henrique VIII, Enéas. Por que não faria a do que agora ostenta o poder no Brasil e em Rio das Pedras?
Vocês devem estar se perguntando, por que uma barba e não um bigode? Seria essa massa de pelos menos digna?
Bem, tivemos experiências não muito distantes no tempo com um presidente bigodudo. Pior, um presidente que tingia a bigodeira. Pergunto: quem respeita um cidadão que pinta a taturana de acaju? Nem o mordomo do palácio.
11:22PARA NUNCA ESQUECER

10:45Barrigada
Do ombudsman
No jornalismo, chama barriga a divulgação de uma notícia que não se confirma. Acontece nas melhores famílias. Ontem o conhecido jornalista César Tralli, da TV Globo, publicou no site G1 a prisão de Paulo Cupertino, que matou a tiros o ator Rafael Miguel e os pais dele em São Paulo no ano passado. A primeira notícia dava conta de que o homem havia sido preso no Paraná, de acordo com a direção da Polícia Civil de São Paulo. O fato não era verdadeiro, conforme as autoridades paranaenses. A polícia paulista argumentou que só tinha replicado informação da PM do Paraná, que desmentiu de novo a versão. Por fim o G1 publicou um pedido de desculpas pelo erro. Menos pior!
10:37CARLOS CASTELO
Antidepressivo não deveria se chamar pró-depressivo?
10:37AGUAL
de Nelson Padrella
Esta água este mar este amar
este rio este mato este espanto
esta solidão em mim aguando
chuva molhando a madrugada.
10:26Troca-troca
Da coluna Radar, na revista Veja
Líder do governo, Ricardo Barros foi entrevistado nesta quarta por Kelly Matos, Potter e David Coimbra no programa Timeline da Rádio Gaúcha.
Ele se revoltou ao ouvir uma pergunta sobre “troca-troca” no governo e coisas “físicas” que o presidente Jair Bolsonaro precisaria dar aos aliados para garantir governabilidade.
“Que tipo de coisa física o presidente precisa dar para conseguir esse troca-troca”, pergunta o apresentador:
“Desculpa, eu não vou tratar com você dessa coisa de troca-troca. Isso é chulo. Você é gaúcho, rapaz. Está pensando que isso aqui é a casa da mãe Joana?”, respondeu Barros.
10:20PARA NÃO ESQUECER

9:59Adepto da velha política, Ricardo Barros atropela demais líderes na Câmara e ganha espaço com Bolsonaro
Da FSP, em reportagem de Iara Lemos
Novo líder do governo na Casa, deputado do PP, ligado ao centrão, puxou para si principais negociações do Executivo
Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) tem usado sua expertise política para despontar como o queridinho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No cargo há pouco mais de dois meses, Barros já trouxe para debaixo de suas asas as principais negociações do Palácio do Planalto, gerando desconforto entre alguns senadores, que têm como líder do governo na Casa Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Até mesmo o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), tem tido a atuação ofuscada diante de Barros.
Um dos episódios mais recentes da força de atuação do deputado paranaense ocorreu nesta semana. De carona no plebiscito chileno, que aprovou a convocação de uma Assembleia Constituinte, Barros defendeu que o mesmo seja feito no Brasil.
A manifestação foi criticada por colegas de Parlamento, inclusive pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que descartou a ideia do líder governista.
Mesmo assim, o deputado do PP prometeu que irá encaminhar um projeto de lei para a realização de um plebiscito para tratar sobre o tema.
As demonstrações do deputado são solidificadas pela proximidade conquistada a cada dia junto ao presidente Bolsonaro, dando a elas um peso governista. Barros não esconde sua afinidade presidencial, e sempre que pode demonstra essa proximidade aos colegas.
Continue lendo