Arquivo mensais:outubro 2020

6:47O fim do futuro

por Yuri Vasconcelos Silva

Moro no cinturão rural de Curitiba. Internet, só através dos céus. Caríssimo no Brasil. Surge uma esperança através da tecnologia e ciência – áreas que o governo atual está destruindo rapidamente. A empresa Starlink está colocando 40 mil satélites para prover Internet ao mundo todo, incluindo qualquer região remota, por um preço mais justo. Aqueles pontinhos brilhantes, alinhados que às vezes aparecem no horizonte, são os satélites do Elon Musk. A receita deste serviço da Starlink é destinada à colonização de Marte, afirma seu CEO. O custo atual da internet por satélite gira em torno de 170 dólares. Os da Starlink custarão 99 dólares. Minha felicidade acaba no atual governo, que fez com que cada dólar subisse até valer quase 6 reais. Ou seja, sem impostos, custará aqui no país de bolsonaro, uns 600 reais por mês, no mínimo. O Brasil voltou a ser um lugar irrelevante e à parte no mundo desenvolvido, sem acesso à tecnologia, porque 54 milhões de brasileiros acreditaram que, além da proteção divina, o dólar também ia cair . Agora estão acreditando que escolas militares vão melhorar a educação. Nunca um país andou tanto para trás.

18:55Morri, mas só ontem

Me mataram ontem à noite. Gostei. Essas coisas de redes sociais. Confundiram o tu com as calças – e tudo se alastrou. Sem o morto saber, claro. De repente, o molecular apita. Mensagem. “Vá com Deus, Zé”, escreveu um amigo. Pensei: mas eu só fui ao cafofo, que fica no mesmo terreno de casa, voltei para almoçar, tirei a tradicional soneca de idoso, retornei ao trampo… e vim pra cama. Logo, outro apito: “Você está conectado?” Cacilda! Alguma coisa estava acontecendo. Respondi: “Sempre”. Aí minha morte começou a se revelar. Este último interlocutor disse que tinha recebido a notícia do meu passamento, como dizem, que ficou inconsolado, chorou, etc. Resolvi então responder ao primeiro, o que me mandou ir com Deus: “Vou não!” Ele recebeu em primeira mão a notícia de uma amiga que era amiga da primeira ex – e que viu a informação do meu esticamento de canelas no tal Facebook. Não entro nesse tipo de coisa, mas me mandaram uma cópia: era um texto da mãe dos meus filhos mais velhos contando sobre morte do irmão dela e anexando a foto e o texto que publiquei ontem. Acharam que o irmão dela era euzinho. Como explicar que eu escrevi sobre minha própria morte é uma coisa que não consegui entender. Nisso minha mulher entra no quarto, aperta minha barriga tanque uma, duas vezes, e pergunta, rindo: “Você está vivo, né?”. Eu disse que tinha acabado de ressuscitar e estava feliz porque só assim alcancei a fama na cidade. Hoje acordei e, em homenagem ao ocorrido, me vesti todo de preto. Luto de viúvo de mim mesmo.

18:36O futuro sem Bolsonaro

por Ruy Castro

Mas e se o bolsonarismo já não precisar dele para existir?

Um dos pesadelos dos americanos é que, mesmo que Donald Trump seja derrotado na eleição de terça-feira e varrido de volta para a Idade Média, o trumpismo continue a existir nos EUA. Era uma inflamação que só esperava um furúnculo para estourar, e esse furúnculo foi Trump. Já o nosso pesadelo é que o mesmo possa acontecer aqui, quando Jair Bolsonaro for levado a responder por seus crimes contra as instituições, a democracia e a vida —que o bolsonarismo não dependa mais da existência do seu Führer.

Se pensarmos bem, ele já existia antes da candidatura de Bolsonaro à Presidência, da facada em Juiz de Fora e de sua vitória nas urnas. Claro que Lula foi decisivo para essa vitória, ao sabotar outras candidaturas para que Bolsonaro —“fácil de derrotar”— chegasse à final contra o PT. Lula subestimou a aversão ao lulismo, alimentada durante 13 anos pelos desmandos de seu partido. A prova dessa aversão é que, com toda a demência e bestialidade do governo Bolsonaro, o PT está à beira da extinção.

Um indício da sobrevivência do bolsonarismo sem Bolsonaro é que, para seus fanáticos, não importa que Bolsonaro minta, alie-se aos corruptos que fingia combater, proteja genocidas e incendiários ou troque o país por sua miserável reeleição —o que sobrar do país depois de seu primeiro mandato. O Exército, que ele desmoraliza aos olhos da nação, continua a apoiá-lo. Os empresários, cujos negócios são prejudicados pela imagem de pária do Brasil no exterior, não o abandonam. O Congresso, que ele já ameaçou fechar, fecha com ele. E, a depender dos juízes, os zeros não se sentarão no banco dos réus.

Tudo isso é bolsonarismo e, se tantas categorias se sujeitam a ser corrompidas por ele, é porque não é mais Bolsonaro que importa.

Bolsonaro, por incrível que pareça, às vezes nos dá saudade da ditadura. Imagine se, no futuro, o Brasil chegar a ter saudade dele.

*Publicado na Folha de S.Paulo

18:09Fachin pede suspensão das isenções aos agrotóxicos

por Cobi Cruz*

Essa foi por pouco. Mais uma boiada gorda estava passando a jato pelo Congresso Nacional, mais um projeto de isenção de impostos ao setor de agrotóxicos.

A Lei, que sobreviveu a todas as comissões e foi votada em velocidade recorde, significaria uma perda de quase R$ 8 bilhões aos cofres públicos (nossos cofres, por sinal). E tudo isso em um país no qual se desconta imposto de renda dos salários e de forma direta e inapelável, “na fonte” sem direito a choro e muito menos defesa dos nossos parlamentares.

Fica a dica: em geral, os demais ministros costumam votar com o relator, nesse caso, o Ministro Fachin. Mas, com tantos zeros envolvidos, é bom continuar acompanhando esse caso com carinho e atenção. E cobrar ação de seus representantes. Pois as boiadas não vão parar e gostam mais de passar à noite, sem holofotes ou contestações públicas. Numa dessas, pegam o ministro Fachin dormindo e as liminares ao STF podem cair em mãos menos cuidadosas.

*Cobi Cruz é diretor da Organis – Associação de Promoção de Promoção dos Orgânicos do Brasil

17:38JORNAL DO CÍNICO

Do Filósofo do Centro Cínico

O faturamento do PCC aumentou de R$ 6 milhões para 1 bilhão em 15 anos. Logo o Messias presidente vai pedir para o Paulo Guedes visitar presídios e subir os morros para ter aulas de Economia.

16:23O direito à existência

por Claudio Henrique de Castro

1. A Constituição não permite que o poder econômico devaste as florestas, os mangues, as restingas, etc. pois isto compromete o direito à água potável, à saúde e ao meio ambiente equilibrado;

2. Em tese, não é possível que o próprio Estado promova políticas públicas para a devastação do meio ambiente em favor de grupos econômicos, como por exemplo, a revogação sumária de normas ambientais protetivas ou a omissão deliberada no combate às queimadas;

3. No entanto, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, de óculos coloridos e descolados, revogou as resoluções que tratavam do licenciamento para empreendimentos de irrigação e dos limites de Áreas de Preservação Permanente, como dunas, manguezais e restingas;

4. A questão foi levada ao Supremo Tribunal Federal que restabeleceu a validade das normas, em favor proteção adequada e suficiente ao direito fundamental ao meio ambiente;

5. Por fim, a degradação do meio ambiente pode causar danos irreparáveis aos seres humanos, de modo que um meio ambiente saudável é um direito fundamental à existência da humanidade.

Continue lendo

15:39Piada

Da manifestação de hoje na secretaria de Educação, sobrou uma piada. Como os militantes estavam com máscaras negras e portavam cruzes, teve gente que confundiu tudo e achou que era Dia do Halloween.

15:37Fim

Terminou a invasão na secretaria de Educação, sem problemas. A turma da App entrou, protestou, conversou com o diretor geral, Gláucio Dias, e saiu tranquilamente.

12:09Pesquisa

de Rui Werneck de Capistrano

A pesquisa indica que 71% de 20% acreditam que o Brasil tem jeito. Agora, 34% dos 10% não acreditam. Mas os 10% dos 74% não acham nada.

11:52Desculpa aí

Do Analista dos Planaltos

Não durou um dia a tal união das esquerdas. Logo na sequencia do encontro entre Lula e Ciro Gomes, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse que um acordo entre eles só iria pra frente se Ciro fizesse um pedido público de desculpas. Ciro respondeu na lata: ‘Desculpa, mas não vou pedir’.

11:49Uma família enroscada

Do enviado especial

Em Paranaguá, a família Roque é mais conhecida pelos rolos com a Justiça do que por qualquer outra coisa. Pai, filho e irmão já foram cassados por causa desses rolos. Mário Roque perdeu o mandato de deputado, Marquinhos Roque, o de vereador e, agora, a Justiça tornou inelegível o prefeito Marcelo Roque, que está recorrendo para disputara a eleição. Para a cidade fica o ônus e, para muitos, a vergonha. Tem gente que acha que, assim, Paranaguá ficará parecendo o Rio de Janeiro de Sérgio Cabral, Pezão, Garotinho e Witzel…