10:44Para Josefa Maria da Silva

zefa1.jpg

 Oi, mãezinha. Como você era linda! E como soube ensinar amor! Do seu jeitinho. Simples, humilde, cuidando dos três homens da sua vida sem receber muito de volta. E como você era alegre, mãe, apesar do rostinho ter ficado um pouco triste durante a longa e dura jornada da vida.  E tão inteligente, que este seu filho aqui deve o pouco que sabe por ter nascido de você. O pai está bem aí ao seu lado? Sim, sei que continua paparicando seu “Filhinho”. Você nasceu para isso. Escrevo aqui nessa máquina maluca para te agradecer por tudo. Também por ter saído da UTI naquele dia da viagem final, há cinco anos, e ter falado comigo ao telefone. Eu aqui tão longe nesta Curitiba fria. Você aí nas Alagoas quente. Seu “Oi, Beto” ficou. Sempre ouço aqui dentro. A foto ao lado dos seus três netos, Yuri, Ticiana e Tarsila, feita na última visita ao Paraná, me dá uma força de vida tão grande que nem sei descrever. Todos nós estamos bem, mãe. O Ricardo, seu outro filho, cuida da casa lá em Palmeira dos Indios e conversa comigo todo dia. Sempre falamos de você. Sempre choramos sua ausência. Mas nos alegramos pelo privilégio de ser iluminados pela luz da sua eterna vida. 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Para Josefa Maria da Silva

  1. Tarquinio

    Zé, a dona Josefa está linda. ver a foto dela e ler seu texto dá luz a esta quinta-feira cinzenta tão típica de Curitiba. Parabéns para você e pro Ricardo.

  2. Eudes Moraes

    Ze Beto,
    Leio-o todos os dias.
    O seu texto sobre a sua mãe é bonito e comovente. Alcança a profundidade dessa saudade e do seu sentimento, quem carrega na alma essa mesma experiência. Minha saudosa mãe dizia que “a gente dá valor ao que tem, depois que perde”. Hoje, entendo a dimensão dessa sabedoria. Beto, li certa feita uma frase que nunca esqueci: “Saudade, sentimento indefinido, lusco-fusco de alegria e dor, pungir acerbo de coisas queridas”. Vai para você.
    Abraço-o,

  3. Adalberto

    Caro ZB

    Fazia tempo que eu não aparecia para te importunar, como eu te importunava na época das eleições… Mas devo admitir que você está mais light e mais humano ultimamente, e que ler sua coluna está sendo um enorme prazer… Principalmente porque você está num jornal de verdade, e não em um folhetim que somente tem por objetivo atacar a tudo e a todos… Mas indo ao principal: Belo texto, careca!!! E bela foto também… Desejo realmente que você continue o trabalho ai dessa maneira, mas não esqueça que eu vou estar de olho… hehehehe… PARABÉNS!!!

  4. Carla

    Como é linda minha madrina e tia!!!!!! Parece que não acordei deste pesadelo, é muito complicado lidarmos com a perda. Mais fica a saudade que é imensa e o conforto de poder sempre estar lendo as palavras maravilhosas que você escreve de sua mãe.

    Beijos, e escreva deixei o meu e-mail , falo sempre como Rico, mais não sei seu e-mail?
    Forças pois ela e o tio estão olhando por todos nós.

  5. Arrelia

    Zé Beto. Muitos fazem parte de nossa vida, mas poucos deixam saudades , saudades e saudades. Que bom ver voce fazendo essa linda homenagem, com certeza merecida por tua saudosa Maezinha. Embora nao nos conhecemos, permita-me lhe ofertar um Triplice Abraço a voce Zé, com votos de muita prosperidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.