Arquivo mensais:outubro 2020

16:45O que vem por aí?

Se Executivo, Legislativo e Judiciário do Bananão estão se estapeando, xingando e cuspindo por uma vacina que ainda não existe, imagina-se o que vai acontecer quando ela for aprovada.

16:26Bolsonaro cancela indicação de apadrinhado de Barros para Anvisa

O Antagonista

Jair Bolsonaro resolveu cancelar a nomeação de Roberto Ferreira Dias como diretor da Anvisa. Como mostrou O Antagonista na semana passada, o nome de Dias foi levado ao presidente por Ricardo Barros e Aberlardo Lupion.

Atual diretor de Logística do Ministério da Saúde, ele foi responsável pela compra, por R$ 133 milhões, de 10 milhões de kits de testes para Covid-19. O contrato está sob investigação.

Dias, que trabalhou no governo de Cida Borghetti (mulher de Barros), protagonizou no ano passado episódio até hoje mal explicado, ao se encontrar fora da agenda com representante da empresa coreana Green Cross, que vende imonoglobulina no Brasil com exclusividade à farmacêutica nacional Blau, detentora do registro na Anvisa.

15:46TJ realiza quase 5 milhões de atos processuais em 7 meses

O Tribunal de Justiça do Paraná informa:

COVID-19: Em 224 dias de trabalho remoto, a Justiça estadual realizou mais de 4,9 milhões de atos processuais
Relatório de produtividade abrange o período de 16 de março a 25 de outubro

Entre os dias 16 de março e 25 de outubro, o Poder Judiciário paranaense realizou, de forma remota, mais de 4,9 milhões de atos processuais. O teletrabalho foi estabelecido em março pelo Decreto Judiciário nº 172/2020, que determinou o fechamento dos edifícios da Justiça estadual como medida de prevenção à disseminação da COVID-19. 

Em 224 dias de trabalho remoto, a 1ª instância proferiu 2.445.469 decisões e 1.987.020 despachos. Por sua vez, a 2ª instância proferiu 391.287 decisões e 104.677 despachos. Ao todo, foram realizados 4.928.453 atos processuais nesse período.

Continue lendo

15:34Não é uma boa

O Gaiato da Boca Maldita não achou boa ideia o Delegado Francischini marcar um debate na praça ao lado da Prefeitura, logo no dia 29, local e data de duras recordações para o candidato.

15:07Polícia investiga assassinato de líder do MST retirado à força de assentamento no Paraná

Da FSP, em reportagem de Katna Baran

Corpo de Ênio Pasqualin foi encontrado no domingo; movimento fala em ‘claras evidências de execução’

A polícia do Paraná investiga o assassinato do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ênio Pasqualin, 48, morto a tiros depois de ter sido retirado à força de casa por criminosos, em Rio Bonito do Iguaçu, sudoeste do estado.

O crime ocorreu na noite de sábado (24), mas o corpo dele só foi encontrado na manhã de domingo (25). Segundo o delegado Marcelo Trevisan, Pasqualin foi surpreendido com dois criminosos na entrada de casa, no assentamento Ireno Alves do Santos.

Um deles atirou, atingindo o militante na perna, mas ele conseguiu fugir para dentro da residência, onde também estavam vários de seus familiares. Eles conseguiram bloquear uma das portas, mas um dos criminosos quebrou outra entrada de vidro e conseguiu entrar.

Depois, ele rendeu a família e pediu que todos entregassem os celulares. Após, fugiram levando Pasqualin em uma caminhonete que roubaram de um dos familiares.

O corpo foi encontrado na margem de um rio, a cerca de 10 km do assentamento. A caminhonete foi abandonada na cidade de Manguerinha, distante 100 km de Rio Bonito do Iguaçu.

A polícia trabalha com duas linhas de investigação, mas não revelou quais. O Ministério Público Federal informou que acompanha a apuração.

“Ainda estamos em diligência, portanto algumas informações que já possuímos não podem ser reveladas nesse momento, caso contrário poderiam atrapalhar a investigação”, disse Trevisan.

Em nota, o MST lamentou a morte do integrante do grupo e afirmou que há “claras evidências de execução” no crime, cobrando apuração dos fatos.

Continue lendo

11:4714 anos de isolamento

Da janela do meu escritório, vejo um bairro metido a besta em Curitiba. Claro que tem nome estrangeiro: Jardim Los Angeles. Estou do lado de cá, de frente para o crime, como costumo falar, ou seja, a tela do computador e o telhado dos casarões, há 14 anos. Vejo o povo reclamando do isolamento de alguns dias, olho para a foto dos meus pais, e digo em pensamento: “Como é que pode, né?”
Já tive encontro com a morte de várias maneiras. Não gostei muito. Faço piada disso também porque sobrevivi. Álcool e drogas. Há 25 anos tomo suco e água mineral – com gás, porque preciso ter algum prazer.
Acho que o cramulhão não quis me aceitar da última vez em que fui lá bater na porta do inferno. Mandou de volta porque sabia que eu iria pentelhar demais. Voltei para a vida – e o bom humor. Por que iria desafiar agora, quando estou na descendente da vida, o tal do corona? Isso é coisa de maluco burro – esse que todo dia está na TV, por exemplo.
Continuei aqui na minha rotina desde que me presentearam com um blog e descobri que as novas redações são parecidas com velórios. Desse silêncio estou fora, mesmo porque sou do tempo da barulheira, das brigas, da euforia por ter conseguido uma boa reportagem, enfim, essas coisas de velho.
Vim pra casa e não saí mais. Sou um privilegiado, mesmo morando em Curitiba, a cidade para onde me despacharam em 1978. Meus amigos de Sampa já ouviram várias vezes a história de que demoro 10 degraus de uma escada para chegar ao trabalho – é o tempo que levo da porta da cozinha para o cafofo, que fica em cima da garagem da casa.
Para quem nasceu num cortiço na Vila Alpina, acho que evoluí na vida. Vejo o Los Angeles e posso ir a pé ao Batel, bairro dos curitibanos que se acham (por quê? Sei lá…). Sei que isso tudo não me incentiva a sair da minha área, do meu confinamento, do meu isolamento que nem é tanto, mas agora, sim, porque minha mulher, por algum motivo que desconheço, me protege mais do que mereço.
Outro dia ela ouviu lá do nosso quarto eu tossindo. Subiu correndo. Eu tinha engasgado com uma bala de goma. Ela sorriu. Eu ri. Vida que segue.

*Publicado no livro ‘Escritos da Quarentena’. O exemplar impresso pode ser pedido por email no [email protected]

*A entidade beneficiada com a venda dos exemplares é o Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Curitiba

11:21A conta

Do enviado especial

O Delegado Francischini teima em não acatar decisões judiciais. A conta já está bem cara. O candidato do PSL à Prefeitura de Curitiba tinha sido proibido de invadir o programa eleitoral dos pretendentes à Câmara Municipal de Vereadores, mas reincidiu no ilícito. A penalização com a sentença de ontem, dia 26, ficou em R$ 400 mil e perda de 22 minutos do seu próprio tempo de TV.

10:28O milagre do vídeo

por Jamur Jr.

A primeira Televisão do Paraná, foi o Canal 12, cujo proprietário e apaixonado pelas comunicações, Nagibe Chede, instalou o novo veículo no último andar do Edifício Tijucas, onde tinha um pequeno apartamento ou coisa parecida. Ali se realizou o milagre da TV paranaense, quando Renato Mazaneck foi indicado para ser o responsável pela programação local. Renato vinha do rádio, como a maioria dos comunicadores da televisão, e teve que aprender quase tudo com os profissionais do Rio e São Paulo. Bom amigo e colega, fazia a gentileza de transmitir seus conhecimentos a outros integrantes da equipe. Além de excelente diretor de TV e programador, Mazaneck era também ator, publicitário, locutor nas horas vagas. Criou com Patricia Fabiani um teatro  no minúsculo estúdio da TV. Numa das apresentações o ator principal não apareceu. Patricia pediu ajuda para Renato, que inicialmente recusou mas, acabou entrando na peça, mesmo sem saber nada do papel que iria representar. Combinaram então que teria um receptor de rádio sobre uma mesa de onde Renato receberia informações sobre o texto que não conseguiu decorar – e o andamento de seu personagem  no estúdio. Ao lado do rádio, Patricia fazia tricot, com duas agulhas enormes, quando em dado momento, uma das agulhas bateu no botão de sintonia do rádio e Renato ficou sem saber o que dizer. Iniciou um leve sorriso que foi elevado à categoria de gargalhada em pleno  teatro que pretendia ser algo muito sério e emocionante. Não foi, mas demonstrou mais uma vez que o talento, a determinação e a coragem desses profissionais permitiram que a TV-Paranaense ficasse marcada, não só como a pioneira, mas sobretudo como a emissora que inventou o milagre do vídeo.

10:21CIRCULA NA INTERNET

O negacionismo da turma de Lula e companhia é a salvação do Bolsonaro. Se essa tigradinha não fechar a matraca, se não aceitarem que fizeram m@rd@, se não derem espaço para o Brasil pensar em paz, vão acabar reelegendo o presidente e garantindo que ele faça o sucessor.

9:49Apoio, presente e passado

Do Goela de Ouro

O serviço de inteligência do Palácio Iguaçu precisa verificar pra quem o governador Ratinho Junior empresta apoio nestas eleições municipais. Em Quatiguá, por exemplo, o passado de um candidato a vice está registrado em algumas ocorrências policiais cujo teor ganharam espaço nas redes sociais.

9:38O assassinato

Do Maringá News, na coluna de Verdelírio Barbosa

Hoje está completando nove anos do assassinato de Luiz Antonio Paolicchi que durante muitos anos foi secretário de Fazenda do Município de Maringá e considerado o homem forte de muitas administrações. Foi preso, acusado de corrupção, mas tem gente que fala até hoje que ele não fez tudo sozinho e que tem alguém que ficou com a maior parte da bufunfa.

9:28JORNAL DO CÍNICO

Do Filósofo do Centro Cínico

O governo do Paraná não precisava fazer consulta nenhuma para implantar as escolas cívico-militares. O povão adora farda e ordem unida. Se tiver fanfarra, então…