9:21Joana II

de Nelson Padrella

   Ganhou do chefe uma garrafa de uísque escocês 20 anos. Presente de aniversário. Não era de beber, principalmente bebidas de alto preço. Um vinhozinho, às vezes. Guardou a garrafa para presentear outra pessoa que apreciasse melhor aquele mimo.
    Meses depois, o chefe aniversariava. Não sabia o que lhe dar e, por esquecimento, acabou brindando-o com a mesma garrafa.
    O chefe tomou aquilo como um chiste. Apreciou o humor do subalterno. E quando de novo o empregado aniversariava deu-lhe, outra vez, a mesma garrafa.
    Aí, o sujeito tomou tento. Viu que tinha dado mancada. E para mostrar jogo de cintura, devolveu a mesma garrafa ao chefe, no dia do aniversário. Mas envolta em papel diferente.
    Era como uma espécie de jogo entre eles. Não precisavam, nem um e nem outro, preocupar-se em catar presente nas lojas. Era só rolar a garrafa, como uma taça Jules Rimet passada de mão em mão.
    Certa vez, na véspera do aniversário do chefe, o empregado convidou-o para almoçar em sua casa. Enquanto se ajeitavam na sala, pediu à patroa que trouxesse o presente do chefe. A patroa a trouxe a garrafa. Aberta. Dois copos na mão. O sujeito não acreditou:
    – Mas o que passa pela tua cabeça, Joana?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.