Da assessoria de imprensa do Progressista do Paraná
Progressistas anuncia que não homologará candidatura de Sergio Moro ao Governo do Paraná pela Federação UP
O Progressistas do Paraná decidiu, por unanimidade, que não homologará a candidatura do senador Sergio Moro ao Governo do Estado pela Federação União Progressistas (UP). A posição foi oficializada nesta segunda-feira (8), em Curitiba, com a presença do presidente nacional, senador Ciro Nogueira, que reforçou que a condução do processo eleitoral de 2026 caberá exclusivamente ao diretório estadual.
“O partido não vai homologar o nome do candidato Moro e nós temos que dialogar isso com a Federação.”, afirmou Ciro Nogueira. “Estou aqui para apoiar o nosso principal diretório, trazer a eles a nossa força e nosso apoio para que o partido continue crescendo aqui no Paraná, que é a nossa expectativa. Eu jamais ficarei contra a decisão do diretório do Paraná”, acrescentou.
O senador Ciro Nogueira também informou que uma nova reunião será realizada com Ricardo Barros, o presidente do Antônio Rueda, do União Brasil, e o próprio Moro.
Cirou avaliou que eventuais contestações são legítimas, mas reforçou que só haverá candidatura se houver consenso interno. “É uma situação que vai ter que ser de consenso. Se não tiver consenso, não tem candidatura”, destacou.
CHAPA – O deputado federal Ricardo Barros, tesoureiro nacional do Progressistas, destacou explicou que, ao longo de sete meses, não houve avanço no diálogo entre o Progressistas e o União Brasil no Paraná.
“O diretório estadual do Progressistas aprovou por unanimidade esta posição. Havia uma expectativa de que pudéssemos nos entender com o União Brasil aqui no Paraná, mas isso não ocorreu ao longo desses sete meses”, disse.
“Ele (Moro) teve a oportunidade de conversar com todos e não conseguiu adesão aqui nas fileiras do Progressistas. A presidente Maria Vitória abriu a oportunidade dele falar com todos, pediu a todos que o recebessem e todos, mas infelizmente o diálogo não prosperou”, completou.
Segundo Barros, a decisão sobre a candidatura do senador Moro precisa ser definida imediatamente para permitir a organização interna e montagem das chapas a Assembleia e Câmara Federal .
“Em Abril temos que estar com chapas completas, com as lideranças filiadas e obviamente se não começarmos logo, não teremos sucesso para manter os 7 deputados estaduais e os 5 deputados federais que temos hoje”.
DIÁLOGO – A deputada estadual Maria Victoria, presidente do Progressistas no Paraná, destacou que a construção política com Sergio Moro não avançou.
“Conversei bastante com o senador Sergio Moro, coloquei as posições do partido e tentei da melhor maneira possível através da comunicação e desta parceria que infelizmente não foi possível ser consolidada”, frisou.
Ela reforçou que o partido trabalha a possibilidade de candidatura própria ou de composição com nomes do grupo do governador Ratinho Junior.
“Nós pretendemos ter candidatura própria, seja com a nossa sempre governadora Cida Borghetti, o querido Rafaela Greca, o presidente da Assembleia Alexandre Curi ou eventualmente o Guto Silva, candidato do governador. Isso nós vamos decidir na frente de forma conjunta e democrática como sempre fizemos no Progressistas”, afirmou.
Presenças — Participaram do evento os deputados federais Dilceu Sperafico, Toninho Wandscheer, Tião Medeiros e Vermelho; os deputados estaduais Márcio Pacheco, Paulo Gomes, Matheus Vermelho, Cristina Silvestri e Mabel Canto; o prefeito de Ubiratã Fábio Dalécio, vereadores de Curitiba Nori Seto, Lórens Nogueira e Pier Petruzziello; os também vereadores Willian Gentil (Maringá), Gustavo Torres (Campo Largo), Jessicão (Londrina) e Anice Nagib Gazzaoui (Foz do Iguaçu); além da ex-governadora Cida Borghetti, secretários municipais, pré-candidatos da legenda e diversas lideranças regionais.
Ops… erraram a Rafaela.
“… o querido Rafaela Greca …” ou seja a candidatura dela M Victory a prefeita do Bigorrilho em duas oportunidades nunca foi para valer.
Por isso não estranhamos JessiKÃO na lista de líderes do PP de Londrina como a vereadora sinergia da compreensão gay no Paraná.
Todo apoio ao PP inovation.
Puro palpite.
Sergio Moro o detalhe está aqui no acordo de MV, grife da familia BB (Borghetti and Barros) em concierge política:
“Conversei bastante com o senador Sergio Moro, coloquei as posições do partido e tentei da melhor maneira possível através da comunicação e desta parceria que infelizmente não foi possível ser consolidada”,
Tio Bilinaite em Londrina já traiu
https://angelorigon.com.br/2025/12/08/correndo-o-risco/
Marcelo Bilinaite idem
https://www.zebeto.com.br/2025/12/06/requiao-filho-convida-marcelo-belinati-e-pp-para-fazer-alianca/
Esse PP nem os Vermelho’s – Red Devil da política de Salto do Lontra ficam juntos do novo Luizão de Pinhais da política paranaense, Ricardo Barros – aquele que não fará nem a chapa de deputados federais e nem se reelegerá.
Pedro Lupion já deixou o PP por isso e mais aquilo.
Por que será que eles ficaram amuados?
Cacique do Centrão, ele foi denunciado em 2017, ao lado do presidente da legenda, Ciro Nogueira, e de Arthur Lira (PP-AL), pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por organização criminosa, em um desdobramento da Lava-Jato.
Os três foram acusados de comandar um esquema de corrupção que teria causado prejuízo bilionário na Petrobras. Os parlamentares sempre negaram as acusações. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal decidiu arquivar o inquérito, conhecido como “quadrilhão do PP”.
https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/deputado-do-pp-empregou-funcionaria-fantasma-mas-e-poupado-pelo-tcu
Segundo a delação, homologada pelo Supremo Tribunal Federal, este pagamento foi fracionado em quantias de R$ 150 mil, R$ 400 mil e R$ 200 mil entre outubro de 2013 e março de 2014.
Ainda de acordo com a delação premiada de Galvão e Jean Alberto Luscher Castro, Barros determinou o restante do pagamento do restante (R$ 3,53 milhões) por meio de doações eleitorais oficiais ao Partido Progressista no ano de 2014.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/barros-recebeu-r-5-milhoes-para-intermediar-venda-de-empresa-diz-delacao/
a turminha da ratazana querem “levar sozinho”, sem risco de perder, querem ganhar no tapetão se for preciso. Ricardo Barros figurinha carimbada, capacho da ratazana, faz bem seu papelão, sequer fica vermelho.