15:58Curitiba, a fria?

Do UOL, em reportagem de Vinicius Castro

Curitiba dá adeus à Copa como patinho feio; Manaus e Natal vibram com jogos

Quatro cidades-sede se despediram da Copa do Mundo com o encerramento da primeira fase. Manaus, Natal, Cuiabá e Curitiba cumpriram os seus papéis ao receberem 16 jogos e já estão na história do segundo Mundial realizado no Brasil. Com suas particularidades, os locais foram elogiados por seleções, dirigentes e autoridades. Porém, a capital paranaense destoou e finalizou a participação como o “patinho feio” do torneio.

Curitiba sofreu com as quatro partidas direcionadas pelo sorteio da Fifa. Além de sediar o que para muitos analistas e torcedores foi o pior jogo da Copa 2014 – Irã 0 x 0 Nigéria -, a cidade apostou todas as fichas na Espanha para fazer a competição decolar em seu território. A própria Fúria escolheu o centro de treinamento do Atlético-PR como base, mas as expectativas foram frustradas pela eliminação precoce.

Quando atuou na inacabada Arena da Baixada, a seleção espanhola apenas cumpriu tabela com uma vitória por 3 a 0 sobre a Austrália. O triunfo do Equador sobre Honduras por 2 a 1 foi mais uma partida sem apelo na cidade. O desespero depositou as esperanças no último confronto. Entretanto, o empate entre Argélia e Rússia por 1 a 1 esteve longe de entrar para a galeria dos bons jogos da Copa e ficou marcado apenas pela emoção da classificação inédita dos africanos.

O fato de a tabela não ter favorecido Curitiba foi somente um aspecto do clima morno vivido na Copa. Em comparação com outras sedes, a cidade recebeu menos turistas do que o esperado. A competição “só rolou dentro do estádio” e não foi possível observar torcedores uniformizados circulando diariamente pelas ruas, algo mais do que comum em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Compartilhe

3 ideias sobre “Curitiba, a fria?

  1. Alexandre Cordeiro

    Olha, com todas as reservas de oportunistas para capitalizar ou demonizar a Copa, o que se viu foi uma Curitiba e sua população campeãs em receber turistas e torcedores. E tudo funcionou muito bem.
    Mais uma vez, alguns preferem o preconceito, como é o caso deste sei lá quem Vinicius. Nada do ele escreve procede,portanto, quero apenas dizer: vai te catar! Moro próximo a Arena, fui aos jogos, havia muitos torcedores, fluxo de entrada e saída, atendimento, etc, foi muito bom! Foi uma festa.
    Aliás, muitos dos problemas ocorreram em outras sedes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.