14:57Não seria melhor executar o Genoino?

por Gilberto Dimenstein

 

 

Não tenho condições de dizer se o que estão fazendo com o José Genoino obedece ou não a lei. Talvez obedeça.

Mas dá para dizer que é uma desumanidade que beira o linchamento.

Pegar um homem doente, que passou por uma operação gravíssima e jogá-lo numa cadeia. O ato pode ser legal. Mas é irresponsável.

É quase como se fosse uma execução. Tudo isso com os aplausos de multidões que desejam vingança.

Se toleramos que se faça isso com os outros, podemos acabar tendo de engolir que façam com a gente. É assim que nações acabam tolerando absurdos.

É nessas horas de comoção que, mesmo que queiramos o fim da impunidade e da corrupção, não podemos perder o senso de responsabilidade e humanidade.

Volto a repetir aqui que acho que Joaquim Barbosa prestou um enorme serviço ao Brasil e merece entrar na história.

Mas chego a suspeitar que, por trás dessas cenas, exista um marketing talvez associado a algum projeto presidencial no futuro.

Se não for isso, apenas o prazer de gerar imagens impactantes.

 

*Publicado no site da Folha de S.Paulo

Compartilhe

13 ideias sobre “Não seria melhor executar o Genoino?

  1. adoniran

    Dimenstein e suas abobrinhas…
    É só usar o mesmo procedimento usado por qualquer preso desse país. Ta com dor, doente, pega autorização e vai no postinho consultar e pronto! Querem o que, mandar o cara pro sirio-libanes?

  2. jose

    Não vi nenhum petista, ou dimenstein lamentar ou se preocupar por este caso:

    “Orlando Zapata Tamayo (Santiago de Cuba, 15 de maio de 19671 – La Habana, 23 de fevereiro de 2010) foi um ativista político cubano, membro do Movimiento Alternativa Republicana1 2 , opositor do governo de Fidel e Raúl Castro e prisioneiro político que morreu após realizar uma greve de fome de mais de 80 dias em protesto ao regime castrista, às condições desumanas na prisão e ao estado de outros presos políticos no presídio de Holguín. Após sua morte, cinco outros dissidentes cubanos presos começaram uma greve de fome em protesto.
    Orlando Zapata ganhava a vida como pedreiro e encanador.4 Foi preso em 2003 por desacato e condenado a 3 anos de prisão. Suas atitudes revolucionárias de desafio as autoridades desencadearam uma série de julgamentos, tendo sua pena aumentada para 30 anos. Fonte: wikipedia.

    Orlando Zapata, era um preso político, que preso pela ditadura cubana. Morreu de fome. Sem dúvida alguma, tinha muito mais valor que os mensaleiros todos, principalmente Genoino.

    Este sim merece uma homenagem e uma lembrança no Dia da Consciência Negra.

  3. Sandra Wahrhaftig

    Concordo com o Adoniran. Acho que deveria-se perguntar o que acontece com qualquer preso em delegacia ou penitenciária que esteja doente como o José Genuino

  4. MARINGÁ

    Sai prá lá Dimenstein. Manda o Genoíno, o Zé Dirceu o o Pizolatto, que queria governar o Paraná, cumprir pena em Ivaiporã, Maringá ou Cascavel, por exemplo.

  5. FISCAL DA MEDIOCRIDADE

    Ou seja, graças a uma horrenda decisão para dar espetáculo e pauta pra imprensa, esse prepotente do Joaquim Barbosa poderia ter causado a morte de uma pessoa como o Deputado José Genoíno – que pode ter até cometido erros, mas tem uma história admirável de luta e um patrimônio de pessoa de classe média, ladrão ele não é. E a imprensa aplaudindo!! Quero ver se quando julgarem os tucanos vai haver o mesmo tratamento.

  6. carlos

    Se o Genoino tivesse sido condenado pelos mesmos crimes do mensalão na ilha caribenha que ele tanto admira, provavelmente iria para o paredão (na China seria bala na nuca).

  7. marighela

    É uma grande oportunidade para blogs incentivarem uma matéria jornalística da estatística de presos das delegacias e penitenciárias que são cardiopatas e cumprem pena em regime fechado; será que não podem reivindicar também o regime domiciliar?

  8. jurandir

    A canalhice do Gilberto Dimenstein se supera a cada dia. Está chegando ao sublime. É certo que no Brasil um juiz, como Barbosa, cumprir a lei, é incomum. Mas daí a criminaliza-lo como faz o PT e seus conexos vai uma distância que só é superada por uma combinação de cegueira ideológica de uns com a falta de caráter de outros. Não vi ninguém latindo dessa forma quando o juiz Lalau foi recolhido a cadeia de maca. As condições das cadeias brasileiras não são equivalentes a hotéis 4 estrelas? Pois o PT teve mais de uma década para operar essa transformação.

  9. jose

    ZB
    Temos um “soldado” petista atuando…veja aqui:

    “FISCAL DA MEDIOCRIDADE Quarta-feira, 20 de Novembro de 2013 – 16:08 hs
    Ou seja, graças a uma horrenda decisão para dar espetáculo e pauta pra imprensa, esse prepotente do Joaquim Barbosa poderia ter causado a morte de uma pessoa como o Deputado José Genoíno – que pode ter até cometido erros, mas tem uma história admirável de luta e um patrimônio de pessoa de classe média, ladrão ele não é. E a imprensa aplaudindo!! Quero ver se quando julgarem os tucanos vai haver o mesmo tratamento.” Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/2013/11/dilma-diz-que-preocupacao-com-situacao-de-genoino-e-questao-humanitaria/#comments

    O mesmo comentário foi postado aqui, quase no mesmo horário…

  10. admin Autor do post

    eu sei. ele fica de plantão e esquece que aqui dá para ver o número da máquina onde ele (a) manda os “comentários” com vários pseudônimos “criativos”.

  11. Zé Mané

    Devem existir milhares de presos com todos os tipos de doenças crônicas e gravíssimas, inclusive aids, apodrecendo nas prisões, sem saber sequer que tem direito à prisão domiciliar ou como e quem se requer isso; sem domicílio para ir se tratar e sem convênio médico, que inclua o sírio libanês, hospital para ricos. A Papuda, perto da quase totalidade dos presídios brasileiros, é um hotel cinco estrelas, um resort preparado para receber políticos, com o ex-governador Arruda et alli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.