6:03O grande derrotado

por Célio Heitor Guimarães

Não é difícil dizer quem foi o grande perdedor nas eleições de domingo no Paraná. Luciano Ducci? Coitado dele. Não, não foi Ducci, que a bem da verdade só ia bem na imprensa e nas pesquisas de intenção de voto dos tais institutos de sondagem da opinião pública, uma vez mais desmoralizados pelos resultados, como de costume.

O grande perdedor atende pelo nome de Carlos Alberto Richa, o nosso Beto Boy, que, amparado pelo nome e pelo prestígio do falecido José, chegou ao Palácio Iguaçu e, uma vez lá instalado, pensou que era Lula, capaz de eleger até um poste.

O atual governador imaginava-se o novo dono do Paraná, mas não ganhou nem disputou em nenhum município de expressão do Estado. Pode, porém, incluir em sua biografia a façanha de haver exterminado o PSDB do Paraná, criado pelo seu saudoso pai. E aí repetiu Requião, que, pelos mesmos motivos, aniquilou o PMDB desta província.

O PSDB do Paraná tinha em suas fileiras o melhor, o mais popular e o mais preparado nome para a prefeitura de Curitiba – Gustavo Fruet. O menino Beto, dono do partido, temia Gustavo, tinha inveja dele e julgava-o um concorrente perigoso. Por isso, arredou-o da disputa partidária. Tal qual fizera anteriormente Requião, no PMDB. Gustavo, em busca de ar para respirar, foi empurrado para o PDT, em nome do qual disputará agora o segundo turno.

Beto, tão confiante estava na posse do território curitibano que abriu mão de candidato próprio, peessedebista. Lançou na fogueira a marionete Ducci, fiel escudeiro, incapaz de uma traição. O pobre Ducci nunca participara de uma eleição, não tem traquejo de político, mas acreditou que seria bom de voto, graças ao monte de obras eleitoreiras que espalhou pela cidade, nos últimos meses, convulsionando a vida dos cidadãos curitibanos. Não foi. Agora, terá de consolar-se com um carguinho no executivo estadual, talvez no colendo TC.

O grande jornal da família curitibana tenta minimizar a derrota do governador, estampando em manchete, que o PSDB cresceu no interior e dobrou a representatividade. Cresceu onde, cara-pálida? Em Londrina? Em Maringá? Em Ponta Grossa? Em Cascavel? Em Foz do Iguaçu? Em Guarapuava? Em Umuarama? Em Paranavaí? Em Paranaguá? Em São José dos Pinhais? Tirante Paranaguá, onde ficou em terceiro lugar, em nenhum grande ou médio município do Estado o PSDB, de José Richa, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Arthur da Távola e tantos outros, sequer participou do pleito. Pode ter vencido em alguns grotões, e olha lá! Hoje, no Paraná, não passa de legenda coadjuvante. Tudo por obra da grande liderança que ora ocupa o Palácio Iguaçu.

Para 2014, o PSDB deveria começar a pensar em dona Fernanda Vieira, essa sim uma senhora de conteúdo e valor… em todos os sentidos, como atestam aqueles que com ela têm ou tiveram a oportunidade de trabalhar.

Em tempo I: O segundo grande derrotado foi o deputado Rubens Bueno, ex- Álvaro Dias, ex-Requião e atual Beto, que não conseguiu a vagyinha de vice nem eleger a filha ou o genro.

Em tempo II: Como se vê, nem tudo está perdido com o eleitor curitibano.

Compartilhe

24 ideias sobre “O grande derrotado

  1. Parreiras Rodrigues

    Incorrígível a análise do Célio H. Guimarães. Principalmente na linha que diz Beto se ver como Lula, capaz de eleger um poste.

  2. Jeronimo

    E viva a armata Betista: Rossoni, Deonilso, Traiano !
    Esses que mandam …. (para o buraco)

  3. macedo

    bom e por ai mesmo o nosso ilustre corredor de automovel precisa dar uma repensada , comecou a pisar na bola quando trocou o skalco por outros interlocutores, nem tao ortodoxos

  4. Rodrigues

    Não estou aqui para defender o Beto Richa, mas o Ducci é um candidato muito ruim. O problema do Beto foi ter escolhido o Ducci.
    Erra o colunista ao dizer que oDucci nunca disputou eleição. O Ducci foi deputado estadual, aliás, medíocre. Ele forçou sua própria candidatura e o Beto foi leal com ele que por sua vez vem sendo um péssimo prefeito com os funcionários, com a saúde, com as obras paradas no meio.

  5. Pedreiro

    A grande maioria dos poderosos eleitos esquecem o pequeno detalhe que gera todo o processo! – O ELEITOR! – com a pratica de eleições seguidas ele percebeu o poder que tem na escolha! Senhores assumam lembrando que foram postos e podem ser tirados, trabalhem bem porque quatro anos passam rápido!

  6. A verdade

    Só faltou dizer que o Rubens Bueno perdeu, pela terceira vez consecutiva em Campo Mourão. Tentou empurrar a candidatura do ex-prefeito Tauillo Tezelli, derrotado pela segunda vez. Bueno articulou com Beto Richa a exclusão da candidatura de Márcio Nunes, favorito na disputa. Deu no que deu!

  7. giovano franco

    Correta a análise. Entretanto perde credidibilidade ao afirmar que a Sra Fernanda possui qualquer liderança. Se não fosse mulher do governador, seria mais uma “madame”curitibana sem expressão política.
    Mesmo assim, acho que os jornais curitibanos e estaduais deveriam reproduzir o comentário.

  8. Didi Mocó

    Não é obrigação do governador de plantão eleger o prefeito da capital. Ocorre ninguém contava com a figura de Ratinho que se desenha um grande político para o Paraná. Esse fator desestabilizou a província, somada a ascendente classe C que não pensa que Fruet ou sabe deus quem são os melhores, mas acredita em discursos claros, que todos entendem e que vão melhorar a vida da periferia que contêm o povo que há 500 anos é a bucha de canhão do poder economico.

  9. Elton

    Bela análise C. H. G., como sempre você demonstra conhecimento de conjuntura política. Tenho dito isso desde que o Beto defenestrou o Fruet do PSDB por inveja e por saber que o Fruet é bem melhor do que ele como político – tem mais conteúdo por isso teme o seu brilho.
    O Beto é uma criança mimada que não passa deste mandato, se for esperto e bom observador político vai se candidatar ao Senado ou a Deputado Federal para não ficar sem mandato. Se continuar com esse governo medíocre, e tentar a reeleição, não vai passar do primeiro turno. A eleição de Curitiba foi o sinal amarelo para o protótipo de piloto – nem isso ele faz direito, seu filho também se apresenta como um péssimo piloto.

  10. Diogo Lima

    Pois pois….acho uma analise confusa, e sem nexo de C. H. G. Demonstra “raiva” do governador, por que sera ein?? Esquecem que Fruet, mesmo sendo um bom politico, saiu como “vitima” do PMDB..Saiu como vitima do PSDB e, se não fosse ao 2º turno, ja estava costurando uma possivel aliança com Marina Silva, ou até mesmo Ney Leprevost…..Fruet é bom politico sim, não podemos negar..Mas NUNCA foi, NEM nunca será uma vitima….Fruet não foi sacado do partido por ciúmes, nem nada disso..Para quem acompanhou os motivos da saída dele, foi sua arrogancia, e sua necessidade de auto afirmação..Se Fruet fosse tão bom moço assim, teria se aliado ao PSC do Ratinho ou ao PV…..Nunca assumiu as questões levantadas contra ele, nem nada….Ataca com golpes baixos e mentirosos, mas..coitadinho né…Fruet sabia na disputa para senador que o Beto precisa de alguem em Maringa e região..acreditava que quem votasse em um, votaria no outro…Não deu certo….Mas..Fruet sabia..Assim como Gustavo Fruet sabia que o VICE de Beto quando ele saiu para governador, era Luciano….e TRAIÇÃO seria, se o governador abrisse mão do vice, para apoiar Fruet…beto inclusive entrou em mals bofes com pessoas do próprio partido, inclusive Rossoni, pois diziam que Fruet venceria facilmente….O Beto Boy como o autor se refere, NAO traiu seu verdadeiro aliado, foi corajoso e insistiu em quem estava do lado…Foi a escolha certa…..Tanto que Fruet ja estava se vitimizando que sairia do PDT se não fosse para o segundo turno….Fruet é “vitima”, Fruet atacou a familia Dall Pra, sabendo que o que foi escrito na matéria ERA MENTIRA, e ja mostrou, que mesmo sendo bom administrador, tem ouvido conselheiros de péssima índole…O castigo vira com RATINHO JR na prefeitura!!! E, para aqueles que acham que o Governo ou o País se decidem pelas eleições municipais, muita calma nessa hora….2 anos é tempo pra caramba!!!

  11. Elton

    Diogo Lima,
    Quem te contou esta estorinha menino? Olha o currículo das traições do Beto Richa. O Osmar Dias apoiou sua reeleição em troca do apoio ao Governo do Estado em 210 e o Beto fez o que? Ou você vai dizer que foi o Osmar que traiu o Beto e que ele foi a vítima? Quanto a isso, em se tratando de política, de aproveitar o bom momento, o Beto fez o que é melhor para ele e deixou o Osmar na mão – traiu quem o apoiou mesmo, isto é fato.
    Não vejo ódio nenhum na análise do C. H. G., ele não falou nenhuma mentira, mas tem coisas que alguns preferem não ver. Este é o teu caso – não vê que o Beto está acabando com o PSDB e vai tomar uma invertida em 2014 se não ficar esperto.
    O Fruet apoiou o Beto e o Beto apoiou o Ricardo Barros, virou as costas para o Fruet depois das eleições e escolheu o Ducci porque este é e sempre foi um vice do Beto – o Beto saiu para desgovernar o Paraná e continuou mandando na prefeitura. Preferiu o Ducci porque assim fazendo o Ducci manteria o pessoal do Beto com os seus cargos e não precisaria acomodar todos no Governo do Estado, podendo acomodar novos aliados: Romanelli, Alexandre Curi, etc…
    Como você disse: “o Beto fez a escolha certa”, tão certa que perdeu e ficou com sorriso amarelo, com cara de bunda dizendo que conquistou várias prefeituras do Estado, somadas estas prefeituras não dá o número de eleitores de Londrina… Ele vai fazer a escolha certa agora no segundo turno Diogo? Vai apoiar o Ratinho? Resta saber se o Ratinho vai querer este apoio sabendo da credibilidade do Beto aqui em Curitiba. Vai afundar quem ele apoiar. O Beto tem inveja da competência do Fruet, sabe que o Fruet é melhor que ele, mais preparado e não é um playboy mente a todo momento.
    Olha quem são os conselheiros do Beto hoje: Ghignone, Ezequias, Roldo… só gente boa e competente em tirar vantagens do dinheiro público. O Ezequias mesmo tinha a sogra lotada no gabinete do Beto quando este era deputado estadual – gafanhoto.
    O Ezequias era lotado no gabinete do Derosso até as vesperas de assumir a DRI da Sanepar. O que este sujeito entende de Relações com Investidores e de Saneamento? Não é por nada que a Sanepar tá com a moral que tá com Ezequias e Ghignone na diretoria.

  12. leandro

    O Ducci até vem fazendo uma boa administração. As obras da cidade vão demonstrar isso com o tempo, mas uma coisa é certa, foi assodado pelo desejo de ser eleito, não mensurou as consequências e resultados de obras e várias ao mesmo tempo, travando em ceertos momentos a mobilidade atual da cidade, mesmo que no futuro venham solucionar este caso, mais as tais obras da copa, que parece virou um fobia por ter que fazer por fazer, claro que a cidade é ótima, mas as vezes o comportamento e carisma não são traduzidos somente com obras. Tudo isso precisa ser trabalhado e capitalizado, não é simplesmente jogar um asfalto na frente e pronto já receber votos, as vezes o efeito é contrário. O nariz em ´pé, não do prefeito, mas de vários assessores, levaram a imagem para cima do Ducci.Seguiu um caminho com vários partidos, quebrou a espectativa dos funcionários com a melhoria na carreira, muitas vezes não é só o aumento salarias que pesa, mas sim a consideração e mesmo que o Ducci não seja culpado desta visão dos funcionários, pelo menos deixou essa imagem. Se você lembrarem, poucos secretários deram a devida atenção aos servidores e também ao público, muitos se acham a ultima coca cola do deserto, soberba total, tudo isso tem um preço e é no caso o resultado da eleição. Ainda acredito que muitas das obras que aí estão serão continuadas pelo futuro prefeito, até porque são boas obras e com certeza darão o resultado esperado.O Ducci ficou prefeito 2 anos, isso não deixou que a po´população assim entendesse , oas obras são para uma gestão. Então uma sucessão de enganos e pior , acho que por vaidade, interesses politicos futuros não raciocinaram e acharam que o “prestigio” do governador resolveria todos os problemas.
    Para encerrar, lembro que o Jaime Lerner quando eleito em1988, o governador era contrário, quando o Rafael foi eleito em 1992, também o governador era contrário.Quando o Jaime foi eleito governador em 1994, o governador era contrário e a pre3feitura e seus funcionários ajudaram, empurraram a campanha e venceram a eleição, o Cassio quando eleito, o governador erá favorável, qe assim por diante. Então o principal derrotado foi o governador. A maioria, para não dizer a totalidade desse povo da Prefeitura ficou e fora dessa campanha e ohe o contingente que é . Algo está errado!

  13. João Feio

    AGORA VC. VAI PUBLICAR COITADO DO BETO GRANDE GOVERNADOR FOI TRAIDO PELO GUSTAVO, QUE PENINHA, GOSTOU ZÉ? E O DIOGO LIMA NÃO É PUXA SACO, ELE VE O QUE OS OUTROS NAÕ VEEM. GOSTOU AGORA SEU ZÉ

  14. ricardo crovador

    Parei a leitura quando surgiu a expressão “Beto Boy”. Perdeu a seriedade e a credibilidade, virou panfleto.

  15. Célio Heitor Guimarães

    Prezado gegeco, permita-me apresentar-me: Célio Heitor Guimarães, com nome e sobrenome, é apenas um cidadão que pensa, tem opinião e coragem para externa-la, sem precisar esconder-se atrás de pseudônimos, apelidos e coisas que tais.
    Giovano: não menospreze dona Fernanda. Ela não tem nada de “Patricinha”, foi quem alavancou o menino Beto e é quem tem segurado a barra.
    Aos demais, gratos pela compreensão.

  16. Elton

    E falou alguma mentira ao chamar o Beto de Beto Boy? Ou deveria chama-lo de Beto sobrenome trabalho: o homem que respeita o povo do Paraná? Francamente, se ele não quer ser chamado de Beto Boy que deixe de corpo mole e propaganda política e comece a trabalhar…

  17. Elton

    Célio Heitor Guimarães,
    Acho que você não precisa perder seu tempo com esse tipo de gente que não sabe nem quem é e quando aparece alguém que fala o que ele não quer ouvir, vem com esse tipo de questionamento. O cara não deve saber nem ler e muito menos escrever, tem gente que quando consegue ler é incapaz de interpretar…
    Boa tarde.

  18. Artur

    Essa é facil de responder,….

    TODOS ELES
    nao sei qual deles que ficou com a historia mais engracada
    Se foi o proprio prefeito ao ter a certeza que iria se reeleger e depois foi mudando a sua ideia, que iria para o segundo turno ou sei ídolo Beto Richa, que largou agente ao se afastar do governo para ajudar na campanha e ter quebrado a cara

  19. [email protected]

    Não concordo que é só o Beto Richa o derrotado, tem o seu Presidente lá da Assembléia , Valdir Rossoni,Traiano e outros bugalhos a mais, fazem parte dste rol de derrotados,alias é s´esperar 2014 e as urnas vão varrer estas farsas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.