15:04COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

Juntas, mas separadas

A desavença é antiga, mas agora a Associação Comercial do Paraná  (ACP) e a Federação das Associações Comerciais do Paraná (FACIAP) parece que chegaram às vias de fatos. Por conta de sistemas de proteção ao crédito diferenciados, as duas entidades estão em campos opostos.

Escolhas

Na verdade, a ACP, que representa o comércio de Curitiba e, portanto, com maior poder de fogo, nunca engoliu muito bem fazer parte da FACIAP como uma associada igual a todas as demais espalhadas pelo Estado. Tanto é assim que durante muitos anos o presidente da ACP acumulava também a presidência da FACIAP. Quando deixou a ACP, o empresário Ardisson Ackel decidiu separar os cargos e criou uma certa rivalidade entre ambas. O que unia as duas entidades era o sistema de proteção ao crédito, vinculado à Associação Comercial de São Paulo. Nessa gestão, de Edson Ramon, a ACP optou por outro sistema e selou a separação. Para o comércio em si, essas divergências não têm muito sentido. O que todos querem é um sistema de proteção ao crédito que funcione.

À venda

A casa da família Requião, onde funcionou a Loja Nacional, de móveis, também de propriedade da família, tem todo o jeito de que foi passada adiante. Quem mora em prédio na vizinhança, ali na Vicente Machado, praticamente em frente ao Hospital São Vicente, relata que o terreno está limpo e apenas uma Kombi caindo aos pedaços e uns cachorros de rua ocupam a área, uma das mais valorizadas de Curitiba.

O que provoca

A experiência de trabalhar em TV é muito didática. Os dois assuntos abordados no Jornal da Massa, do SBT,  que mais tiveram twittadas e manifestações dos telespectadores nesta semana foram o projeto do vereador Jair Cezar, de Curitiba, sobre um hospital do SUS para cachorros, e a grafia certa do cargo de Dilma Rousseff, “presidente”  ou “presidenta”. Muita gente contra a criação de um hospital do SUS para a cachorrada e muita gente a favor. E muita gente que acha o termo “presidenta” o mais correto. O Jornal da Massa, como se sabe, começa as 7h da matina e quem assiste, em sua maioria, são as classes A e B.

Compartilhe

3 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. Velho de Guerra

    O jornal poderia ser da Massa, mas essa agora de classes A e B é prá matar qualquer um. O mais qualificado de conteúdo político é o Bucchi, pois os demais se valem daquilo que leem em outros veículos ou ouviram falar. Até um fariseu neófito metido (falso moralista e conhecedor de tudo e dono da verdade) senta na bancada. Bem, mas é melhor do que quando havia a tal de Joice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.