19:58Por causa do “jogo da vergonha”, Atlético Paranaense não cai, diz Mario Celso Petraglia

Do site Brasil 247 (www.brasil247.com.br)

Paraná se levanta contra o jogo da vergonha 
 
Candidato à presidência do Atlético-PR, Mario Petraglia, diz que o Furacão continuará na primeira divisão em 2012 se forem encontrados indícios de venda no Cruzeiro 6 x 1 Atlético-MG; favorito na disputa para a prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, entra na briga; MP também acompanha o caso

Na próxima quinta-feira 15, serão eleitas as novas diretorias de alguns dos principais clubes do Brasil. Entre elas, a do Atlético Paranaense, rebaixado para a segunda divisão, e a do Atlético Mineiro, que manteve o arquirrival Cruzeiro na primeira, ao ser derrotado por 6 x 1 no último domingo, numa partida que vem sendo classificada nas redes sociais como o “jogo da vergonha”, porque, segundo a própria torcida do Galo, teria sido entregue ao arquirrival. Candidato à presidência do Furacão, Mario Celso Petraglia, que já comandou o clube, avisa que não vai deixar barato. “Existe a presunção de inocência, mas se forem encontrados indícios de favorecimento ao Cruzeiro, o Atlético Paranaense não cai”, disse ele ao Brasil 247.

Antes do chamado “jogo da vergonha”, o Atlético-MG tinha a melhor defesa do segundo turno da competição e o Cruzeiro, o pior ataque. Se o Atlético empatasse, a raposa mineira seria rebaixada, mas o Galo perdeu com extrema facilidade. Notícias postadas na internet antes do jogo (leia mais aqui) sinalizaram um possível acordo entre os dois clubes, que são patrocinados pelo mesmo banco – o BMG, de Ricardo Guimarães, que foi também financiador do “Mensalão”. Hoje, o principal candidato à prefeitura de Curitiba é o pedetista Gustavo Fruet que, na época do escândalo político, se destacou ao revelar a conexão entre o BMG e o financiamento da base aliada. “O Ministério Público tem que entrar no caso e, se algo ficar comprovado, nós vamos lutar pelos direitos do Atlético Paranaense”, disse ele, que é torcedor do Coritiba, ao 247.

Quem está desconfortável com a repercussão negativa do “jogo da vergonha” é o atual presidente do Atlético-MG, onde também haverá eleições no dia 15, Alexandre Kalil. Ele próprio afirmou que vai pedir ao Ministério Público que investigue o jogo. “O Ministério Público, em vez de ficar proibindo tambor e bandeira, que tome atitude, que investigue a venda do jogo, que vá fundo, que quebre sigilo telefônico de presidente de clube, de presidente de banco, de jogador, de treinador, do diabo a quatro, e descubra o que aconteceu. O Atlético-MG está aberto. Tem que investigar, porque é uma coisa que não pára na rede social”, declarou Kalil em entrevista à Rádio Itatiaia. O mandatário atleticano frisou que acredita que não houve nada de errado no clássico, mas que se ficar provado que existiu entrega do resultado, que os culpados têm que ir para a cadeia. “Quem fez isso tem de ir para a cadeia, tem que mudar para outro planeta, porque, onde ele estiver, o atleticano vai querer pegar ele”, disse.


O caso, na prática, já chegou ao MP, por meio de uma representação pública. Se ficar comprovado favorecimento, o Brasileirão 2011 poderá terminar na Justiça. Há rumores de que o próprio ex-governador Aécio Neves, cruzeirense fanático e amigo dos dirigentes dos principais clubes mineiros, teria entrado na jogada, em busca de um entendimento entre os dois grandes rivais do futebol mineiro.
Leia mais aqui sobre a representação ao MP:
Prezado Sr Adailton Ramos do Nascimento, procurador-chefe da Procuradoria da República de Minas Gerais
Nós, brasileiros, viemos por meio desta solicitar que o Ministério Público Federal em Minas Gerais inicie uma investigação a respeito dos acontecimentos de domingo, 4 de dezembro, envolvendo Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em partida entre as duas agremiações válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
A investigação se faz necessária porque há indícios de compra de resultados, o que contraria frontalmente o artigo 41 do chamado Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003 http://tinyurl.com/Estat-Torc), segundo o qual é crime “solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva” (art. 41-C)
O pedido de investigação baseia-se nos seguintes fatos:
1. Em caso de vitória do Clube Atlético Mineiro, o Cruzeiro Esporte Clube poderia cair para a série B, o que lhe traria milhões de reais em prejuízo
2. O resultado da partida, 6×1 para o Cruzeiro, é anormal, uma vez que, no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético apresentava a melhor defesa dentre dos 20 times do Campeonato e, em contrapartida, o Cruzeiro tinha o pior ataque.
3. Interessava ao Clube Atlético Mineiro vencer a partida pois a vitória garantiria à equipe uma vaga na Copa Sul-Americana.
4. Lances da partida apresentam jogadores visivelmente desmotivados, num claro contraste com o comportamento eufórico da torcida nos dias anteriores, o que motivou diversas charges em jornais. A partida também apresenta lances bisonhos, como tropeços na bola, quedas, “furadas”, cruzamentos na área em que nenhum defensor subiu para cabecear etc.
5. O presidente do Atlético, sr. Alexandre Kalil, é dotado de uma personalidade provocadora, em particular quando se trata de partidas contra o Cruzeiro, o maior rival. Entretanto, estranhamente, o presidente do Atlético adotou uma postura menos agressiva em seus pronunciamentos públicos nos dias que antecederam a partida. Além disso, o Presidente Kalil escreveu, em seu Twitter, na sexta-feira, “Entregar o jogo para o cruzeiro?! Tem gente achando que eu sou algum vagabundo?”, negação estranha, posto que a torcida atleticana estava motivada com a possibilidade de rebaixar o rival e não teria, a priori, por que suspeitar de nenhuma entrega.
6. O BMG, instituição financeira que patrocina ambas as equipes, denunciada pelo Ministério Público (http://tinyurl.com/MPF-BMG-Mens) por envolvimento no chamado “Mensalão”, o que levanta dúvidas sobre a idoneidade da instituição. Além disso, a referida empresa tem interesses econômicos em jogadores do Cruzeiro, que seriam desvalorizados se a equipe fosse rebaixada. Sem mencionar o fato de que a instituição é patrocinadora de ambas as equipes da capital mineira envolvidas na partida em questão.
7. O presidente de facto do Cruzeiro, senador Zezé Perrela, é investigado por alguns crimes (http://tinyurl.com/Fazen-60mi e http://tinyurl.com/Excelcias), incluindo lavagem de dinheiro na venda do zagueiro Luisão (http://tinyurl.com/Venda-Lui), o que levanta dúvidas sobre a idoneidade deste sr.
8. Há relatos (http://tinyurl.com/relato1), incluindo um postado no blog de uma conhecida jornalista esportiva (http://tinyurl.com/relato-jorn), a respeito de reuniões envolvendo os dirigentes dos dois times e o presidente do BMG. É importante ressaltar que alguns desses relatos são anteriores ao jogo.
Diante dos fatos acima citados, solicitamos abertura de investigação e, caso os indícios se comprovem, solicitamos ordenar à Confederação Brasileira de Futebol, que organiza os torneios nacionais, que sejam adotadas as medidas criminais cabíveis.
Para ASSINAR clique neste endereço >>> http://www.peticoesonline.com/peticao/cru-x-atl-pedido-de-investigacao-ao-ministerio-publico/289/1d1c1afffc62ef257b88cfc766fb04e3

Compartilhe

10 ideias sobre “Por causa do “jogo da vergonha”, Atlético Paranaense não cai, diz Mario Celso Petraglia

  1. walter schmidt

    O Trétis não teve categoria em campo. Agora quer ganhar no tapetão? Para rimar: em 2013, Trétis na terceira divisão.

  2. Diogo de Almeida

    O que dizer…realmente o CAP, meu time de coração, Nao teve capacidade de permanecer na 1ª DIV, os erros das GESTOES desde 2006, foram bizarros…as 2 chapas NAO mereceriam estar na disputa, pois 90% ja ESTIVERAM no poder..Inclusive a Chapa Paixao Pelo Furacao, é formada por membros da ATUAL diretoria….A chapa CAPGigante, formada por MCP tambem errou muito no passado! Cabe a NOS torcedores, que voaremos, escolher a quem anistiar! Eu era da teoria ou de juntar MCP e Enio, ou melhor ainda, uma VERDADEIRAterceira opção, que infelizmente, nao veio!!! Mas ja que fechou o tempo entre eles, vamos ter que escolher, com muita cautela….

    Por outro lado, esta tramoia que rolou em Minas, e o Cruzeiro sob suspeita de mala branca, sem falar no “erro do bandeira no CAP contra Cruzeiro, merece INVESTIGAÇÃO…O futebol virou FALCATRUA, tudo iniciando pela batuta do sr Ricardo Teixeira…Seria um bom exemplo a clubes, empresarios, patrocinadores, UMA investigação e PUNIÇÃO….

    Por merecimento o CAP não merece isto, porem por JUSTIÇA, merece sim!!

    Vamos ver o que acontece!!!

  3. Coronel Perseu Jacutingassa

    Quá Quá quá… Passaram o ANO INTEIRO na ZR e agora põe a culpa no xará mineiro…
    Isso é factóide para o coronel fazer frente às promessa de trazer Parreira, Ney Franco etc…

    O CAP poderia entrar na “justiça comum” e daí ser rebaixado (por uma canetada) para a terceira divisão… boa idéia..

    Acho melhor se preocupar com Payssandu, Boa Esporte , Ipatinga, Vitória, CSA, Ceará, Avaí, Criciúma…Eles estão secos por uma vaga na série A…

  4. roberto

    por que o fruet não pede para o mp investigar o lupi?
    em brasilia, fruet combatia a corrupção.
    agora que ele está na base do governo que demitiu 6 ministros por corrupção, o fruet quer investigar o futebol.

  5. orley antunes

    O interessante nisso tudo que 1×0 estava resolvido. Na verdade fazia anos que não se ouvia o ranger de dentes dos chorosos rebaixados. Bastou o bando petralhicida assumir a curriola das meninas perdedoras para recomeçar o xororo. Agora, muito me admira o Gustavo Fruet embarcar nesta canoa, o Hustavo deveria dar uma olhada nesta vergonha que é inundar o timeco das meninas de dinheiro público. Quanto ao Petraglia, pra mim ele já esta xupeta……Quero ver ele resolver a parada do Morro Garcia kkkkk

  6. João Borges

    Sou Galo e digo: Cruzeiro e Galo deveriam ser rebaixados pelo jogo da vergonha. O Galo deveria ter feito como o Coritiba, mais discreto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.