8:04Volta do futebol com torcida é o apogeu da irresponsabilidade

por Tostão

flexibilização social é compreensível, desde que sem aglomeração e com o uso de máscara e outros cuidados. Mesmo quem já teve contato com o vírus, com a presença de anticorpos, deveria manter o distanciamento, pois não existe certeza sobre quanto tempo dura a imunidade.

futebol com torcida, desejado principalmente por alguns dirigentes, alguns governantes e pela CBF, mesmo com um terço da capacidade dos estádios —no Maracanã, seriam 20 mil pessoas—, é o máximo, o apogeu da irresponsabilidade. A reunião para discutir o dia da volta foi por videoconferência.

Flamengo, paradoxalmente o clube que mais quer a presença do público, vive um grande surto da doença, com a maioria dos jogadores infectados, além de vários dirigentes e membros da comissão técnica. Nos próximos dias, poderão surgir outros contaminados.

O presidente da República, que costuma se ausentar da responsabilidade pelos efeitos da pandemia, com a justificativa de que o STF concedeu aos governadores e aos prefeitos o direito de decisão, apoia, via Ministério da Saúde, o retorno da torcida. Vários governantes e outros dirigentes de clubes são contrários.

Vem mais confusão por aí, pois, em outubro, começam as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022. Dezenove jogadores brasileiros que atuam no exterior vão viajar, jogar e voltar para seus clubes. Terão que ficar em quarentena.

O Flamengo, com toda razão, pediu o cancelamento do jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro, pois tem poucos atletas do grupo principal em condições de jogar. A partida da última quarta-feira (23), contra o Barcelona, em Guayaquil, não deveria ter ocorrido, pois vários jogadores que atuaram já estavam infectados. Alguns, só deram positivo no dia seguinte.

O Palmeiras, com a aprovação da CBF, quis levar vantagem técnica, mesmo sabendo que os seus jogadores poderiam ser infectados, um desumano egoísmo.

A partida, felizmente, foi adiada com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

A justificativa da CBF para para manter o jogo era a palavra mágica “protocolo”, facilmente driblada pelo vírus.

Enquanto continua a pandemia, a bola rola com pouquíssimos gols, ao contrário da tendência mundial.

Corinthians contratou Otero e Cazares, que, geralmente, ficavam na reserva no Atlético-MG. Os dois têm uma característica em comum, a irregularidade. Otero, se não acertar um de seus mísseis ao gol, torna-se um jogador mediano. Cazares tem muita habilidade e pouca técnica. Faz jogadas brilhantes e outras bisonhas, além de não ter uma boa participação coletiva.

O Palmeiras empata, mas não perde. Era assim também com Felipão. O time, pelo elenco, pelo sistema defensivo e pela experiência de Luxemburgo, é um forte candidato a ganhar títulos. Porém, se o Palmeiras estivesse no grupo do São Paulo, no qual enfrentaria o River Plate e a LDU, estaria invicto?

No sábado (26), o São Paulo enfrentaria o Inter. Quero fazer uma correção de um de meus comentários anteriores. Escrevi que prefiro a inconsistência do São Paulo à regularidade do Palmeiras, com a expectativa de que o São Paulo, por ter alguns ótimos momentos, evoluiria, se tornaria uma equipe que jogasse bem e que fosse regular, o que aumentaria as chances de ganhar títulos.

Depois que vi o meia-atacante Igor Gomes iniciar a saída de bola com o goleiro, tentando trocar passes dentro da área, uma função dos volantes, o que resultou na perda da bola e no segundo gol da LDU, fiquei decepcionado.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Volta do futebol com torcida é o apogeu da irresponsabilidade

  1. Ro

    Peguei nojo de futebol de um jeito.
    Se lasquem, se virem.
    Serão uma multidão de futuros velhos cheio de doenças, pois hoje são jovens irresponsáveis.
    Como o presidente a culpa é sempre do outro.
    Alguma dúvida que Jair não apoiaria

  2. Pingback: Volta do futebol com torcida é o apogeu da irresponsabilidade - Blog do Manoel Afonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.