17:47Nadando em oceano de estupidez

por Dirceu Pio

Acabo de ler um texto que me foi enviado por meu filho de Curitiba, Eli Firmeza, que me fez recuperar o orgulho de ser jornalista, em baixa nestes tempos de elevada desinformação.

O texto reproduz artigo do jornalista americano Thomas Friedman, publicado nesta semana no New York Times, mostrando com clareza que o planeta nada de braçada na estupidez ao combater o Covid-19.

Friedman ouviu especialistas em saúde pública para propor “intervenção cirúrgica” em lugar desse combate horizontal e burro (o adjetivo é meu).

Em síntese, a proposta é esta: isolar idosos e pessoas de imunidade reduzida e deixar que a infecção ocorra livremente entre todos os demais, ou seja, permitir que o corona seja apenas mais um vírus entre tantos outros.

A RECESSÃO VAI MATAR MUITO MAIS

A recessão que já corre solta no mundo inteiro vai matar muito mais gente e de modo bem mais cruel – de fome, pelo desemprego, pela violência e tudo mais que acompanha o baixo desempenho da economia.

Essa estupidez no combate já se juntou a outra, talvez maior, que é a baixa qualidade da nossa classe política…

Neste momento, por exemplo, os governadores dos estados mais populosos do país – São Paulo e Rio de Janeiro – fingem combater o vírus, mas estão, desde o início da crise, trepados no palanque da sucessão presidencial do longínquo 2022. Nem o isolamento dos idosos, que vivem nas favelas, em ambientes promíscuos, foram capazes de providenciar.

A mídia informa que já foi confirmado um caso na Cidade de Deus (RJ) e há vários suspeitos em Paraisópolis (SP). Só Deus mesmo para nos salvar de uma catástrofe.

DESGOVERNADORES

Outra falha clamorosa de certos governadores brasileiros, além de virar as costas para a necessária integração e união nacional, é não terem se reunido com os prefeitos, antecipando-se, orientando e exigindo um planejamento único, integrado, coordenado e orientado por especialistas em Saúde Pública.

Essa omissão já trouxe como consequência, por exemplo, coisas bizarras como a decisão das prefeituras do ABC paulista de suspender a circulação de ônibus, esquecendo-se de que os funcionários de hospitais e clínicas se utilizam do transporte público para trabalhar.

https://braziljournal.com/coronavirus-medicos-defendem-abordagem-cirurgica-em-vez-de-lockdown-indefinido?fbclid=IwAR3toIyGnngrMD62QQqx5wza6gLPW-_lpd-ACce6t6FCSMlLfl1qWuRhzjg

 

Compartilhe

18 ideias sobre “Nadando em oceano de estupidez

  1. A verdae está lá fora

    Então o Bolsonaro está certo em dizer que governadores e prefeitos estão exterminando os empregos com suas medidas alopradas.
    No Rio proibiram a entrada de outras cidades, só que o oxigêncio vem de fora e agora sr. prefeito como os médicos vão salvar as pessoas????

  2. bs

    Isso só mostra uma coisa, um país sem comando. Sem um Líder que realmente una todos e tome medidas adequadas que atenda a Nação.
    Ou seja, esse governo já era .

  3. Penacova

    O médico que faleceu na China tinha 34 anos, o médico do UPA do Boqueirão talvez tenha na faixa de 50 anos. O diagnóstico sobre o vírus, e a forma de combate lo é discutível. No Japão, pais em sua maioria de idosos , souberam controlar com eficiência a expansão do COVID19. O antiviral na fase inicial do contágio demonstrou eficaz, e o segredo é fazer os testes independente dos sintomas. Ainda bem que o vírus não é tão letal, este talvez seja o ensaio para o que está por vir.
    No Brasil, passando este momento crítico, e tendo alimentos , logo retomaremos nossas vidas normais. Que venha a recessão para nossa coleção.
    ,

  4. Lucas

    Na Itália morreram mais 600 estúpidos hoje.
    A pista de patinação no gelo foi transformada em necrotério pra preservar os corpos dos estúpidos.
    Ainda bem que aqui temos gênios pra nos esclarecer.

  5. Zangado

    Parece sensata a opinião do jornalista americano; quanto aos políticos … eles são virais, cuja vacina lhes daremos nas próximas eleições – ou não?

  6. SERGIO SILVESTRE

    Ontem li dois depoimentos de bolsonaristas um dono da Madeiro o outro é o Justus,depoimentos que talvez só algum “nazista’ faria.
    Eles pela economia dizem não se importar que morram 5 ou 7 mil,já que com toda essa paralisação no fim vão morrer mesmo.
    Fico imaginando 7 mil corpos enfileirados para serem queimados,7 mil ou mais lamentos de pais e filhos vendo seus entes queridos mortos sem que ninguém fez alguma coisa por eles.
    Será que esses dois nazistas pregam o extermínio daquilo que eles tem em mente que são os velhos pobres,que para eles capitalistas são estorvo.?
    Deus colocou poucos homens santos aqui na Terra,já o diabo exagerou na dose.

  7. Luciano Santos

    Eu respeito muito as opiniões do Dirceu Pio, mas as últimas estão muito enviesadas pela defesa do presidente. A visão populista não pode se sobrepor a visão técnica deste assunto tão sério. Infelizmente, o presidente conduziu muito mal o início da pandemia, e foi salvo pela atuação mais responsável do seu ministro da saúde. Os governadores tiveram que agir neste vácuo deixado pela atuação do presidente, e invariavelmente levaram mais crédito por isso .

  8. SERGIO SILVESTRE

    Eu descobri outra coisa Pio,mesmo escrevendo pessimamente,você gosta de ler o que escrevo.Gozado né,e até parece estar te fazendo bem.rsrsrsrs.

  9. Dirceu Pio

    Luciano, por favor, releia…no texto não há nenhuma opinião minha…apenas reproduzo opiniões expressas em artigo escrito pelo Thomas Friedman, que, entre outras belezuras, escreveu “O Mundo é Plano”..abraço

  10. Rock

    Entendemos o texto do jornalista não entendemos vc. se aproveitar do texto e fazer dele um lamento politico contra os governadores que estão de parabéns por não ficarem na tv e nas redes sociais dizendo que o coronavírus era histeria e olhe que não gosto do governador do Rio e de SP. que são sim malandros mas que no caso do vírus pelo menos tomaram atitudes.

  11. Rock

    Há e hoje dei os parabéns para o Caiado por pular do barco do Bozo e olhe que sempre combati ele mas hoje me conquistou pelo menos foi homem e assumiu a defesa de seu povo. Registre isso em ata também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.