9:27Curitiba recebe exposição de presépios sobre diálogo entre as religiões

Pela causa

Durante os dias 07 a 22 de dezembro, das 09h às 19h, será realizada a Exposição de Presépios na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba

A atividade é promovida pela Família Franciscana, mas diversas pastorais e serviços da paróquia usam da criatividade para lembrar o nascimento de Jesus Cristo. Este evento já é uma tradição e neste ano o tema é “800 anos: Francisco e o Sultão” e o lema “Franciscanos: construtores da Paz e do Bem Universal”.

Durante a exposição terá um bazar com artigos e artesanatos dos franciscanos.

Como surgiu o presépio?
Esta tradição surgiu há muitos séculos, com São Francisco de Assis, numa cidade chamada Greccio, próximo a Roma na Itália. O ano era 1223 e Francisco queria celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Segundo o biógrafo Tomás de Celano, o santo disse ao amigo João, um nobre que desprezava a nobreza, que queria “lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”. O amigo prontamente o ajudou nos preparativos e assim surgiu o presépio.

Desta forma ele evangelizou os camponeses, narrou o nascimento de Jesus e mostrou o verdadeiro sentido do Natal: a humildade e a esperança da salvação.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Curitiba recebe exposição de presépios sobre diálogo entre as religiões

  1. Joao merdes

    A religião surgiu quando o homem nao soube dizer: quem veio primeiro o ovo ou a galinha. A partir deste momento, chan lan….os mistérios da fé…Quando não se sabe em trilhões de anos o processo da vida estava se firmando. Não se descarta que a terra seja um porto de outros seres planetários.
    Neste laboratório universal propriciou diferentes formas de vida e seres começando pela combinação dos elementos quimicos.
    Ainda assim somos arrogantes, prepotentes, ao acharmos que somos evoluídos em relação aos demais, quando na verdade agimos como plagiadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.