6:46Jornalismo perguntativo

Por Dirceu Pio

Houve um tempo em que o jornalista servia para responder pergunta e hoje ele se limita a fazer pergunta, como se não coubesse a ele respondê-la.

Vivemos a Era do Jornalismo Perguntativo, com a função precípua de aguçar a curiosidade do leitor. Querem ver ?

Quem matou a vereadora carioca, filiada ao Psol, Marielle Franco? A Rede Globo e todas as demais mídias fazem a mesma pergunta desde março de 2018. A falta de resposta abre um campo enorme para especulação e, nos tempos de internet e redes sociais, especular virou muito mais importante que informar…

Como até agora só Deus e quem mandou e quem apertou o gatilho sabem quem foi, a rede Globo se achou no direito de especular que o mandante foi o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

E o que é pior: para embaralhar ainda mais as cartas desse jogo de absurdos, o diretor de Jornalismo da Emissora, uma espécie de fantasma chamado Ali Kamel, escreveu uma carta para cumprimentar e elogiar toda a equipe que participou da tramoia que pretendeu incriminar o presidente.

Haja ponto de interrogação

Não se assustem: o jornalismo de hoje em dia é assim mesmo, capaz até de comemorar uma baita fake-news, uma grande barriga, como se dizia nos tempos em que informar era muito mais importante que especular.

E disparam perguntas atrás de perguntas: qual foi a carga que o navio grego Bouboulina recebeu na Venezuela e com qual carga atracou na África do Sul, depois de passar pela costa brasileira ?
Quem incendiou a Amazônia ?

Jean Willys vendeu ou não vendeu seu mandato ?

Quem contratou Adélio Bispo dos Santos para matar o Bolsonaro ?

Quem matou Celso Daniel ? Quem matou o Toninho do PT ? Quem matou as oito testemunhas – ou seriam nove, ou seriam dez, ou seriam onze ? – do Caso Celso Daniel ?

De onde saiu o dinheiro do Mensalão ?

Nestes tempos bicudos, os autores de novela são mais sábios que os jornalistas, pois demorou, mas hoje todos sabemos quem matou Odete Roitman…até Ali Kamel já sabe…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.