12:04Um vereador em Nova York

Pela causa

A convite da Organização Autism Speaks e do Instituto Ico Project, o vereador Pier Petruzziello representará Curitiba no evento chamado “O Bilhão Faltante na Cobertura Universal da Saúde: crianças e indivíduos com atrasos de desenvolvimento e deficiências” que acontece no próximo dia 24 de setembro, das 17 às 19h, no The Yale Club de Nova York.

Esse encontro acontecerá em paralelo a Assembleia Geral da ONU e está sendo organizado pela UNICEF, OMS, AUTISM SPEAKS e SPECIAL OLYMPIC, oferecendo grande oportunidade para o avanço da inclusão na área da saúde.

O convite se deu em função da participação ativa que o vereador exerce na implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Autismo (CST), lançado na cidade de Curitiba em março de 2018.
O programa é vanguardista no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades para crianças com Autismo, pois contribui com a capacitação das famílias, permitindo que as intervenções terapêuticas ocorram além do espaço dos consultórios. Como o processo de capacitação dos familiares ocorre em um esquema de pirâmide, estima-se que em até 5 anos, todas as famílias com casos de autismo em crianças entre 2 e 9 anos, já terão sido atendidas. Outro destaque para o CST é o pioneirismo, no que diz respeito a parceria entre Curitiba e OMS: até então, a OMS nunca havia estabelecido parceria diretamente com um município.
Um dos objetivos do e vento, que acontecerá na próxima terça-feira, é a atualização das iniciativas que buscam melhorar a saúde das crianças com deficiência, fortalecendo mecanismos de responsabilização para garantir que essa população não seja negligenciada.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.