6:21POLACA

de Nilson Monteiro

Era. É uma polaca apimentada. Pastoreia ovelhas e carneiros estendidos sobre seu vestido encarnado e preto, que esparrama sobre as calçadas, deixando naco de pernas à mostra, ou gramados estonteantes.

Dóminus vobiscum! Com a prata da cruz, afugentou demônios e atentados doidos para morder sua carne ou espetar seu coração. Nunca lhes mostrou os dentes em sorriso qualquer.

Coronárias plenas, amou um negro e recebeu o hálito gelado dos tigres de plantão e seus caninos cariados. Do zoológico inteiro. Amou pleno. Fez com ele filhos. Carnes alva e negra. Amou. Passou. Amou outros. Quase descarnar sóis em céus noturnos. Estrelas desenvergonhadas.

Na praça, de olhar parado, ao olhar chumaços de polaquinhas em gritos estridentes de andorinhas se viu menina a cantar, com o barro preto entre os dedos dos pés na cidade enfiada na história e no passado.

Olhar embebido nas gentes, em suas dores e ardores, adornou o labor e os dias com integridade irritante. Nenhum desvio, nenhuma derrapada em suas curvas magras, nenhum amém. Aprendeu cânticos e orações, uma imensidão de mulher submersa, relâmpagos em meio aos peitos mansos. Lateja. Provoca relampejares. Cobiças.

É uma polaca apimentada. Caminha sobre fragmentos de perigos como se pisasse nuvens, a desafiar olhares e desejos; não os teme, a andar sobre paralelepípedos ou asfalto, gosmento ou esfarelado, de ruas indecentes.

Ergue as barras do vestido encarnado e preto para ficar limpo do esgoto que corre impune em meio a prédios e insones. Se curva aos braços da Virgem Negra de Czestochowa. Pede bênção e se perde em sentimentos.
Te amo, polaca.

Compartilhe

Uma ideia sobre “POLACA

  1. SERGIO SILVESTRE

    Pois é,falta uns 300 degraus para chegar ao Dalton Trevisan,mas pode usar seu traço incomparável para escrever

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.