7:11Para ala do STF e do Congresso, prisões não minimizam a gravidade de diálogos de Moro

Da coluna Painel, na FSP

Daqui eu não saio A prisão dos suspeitos de invadir telefones de Sergio Moro (Justiça) e outras autoridades, como o procurador Deltan Dallagnol, fortalece o discurso público do ex-juiz, mas não dá fim aos questionamentos que ele e investigadores de Curitiba estão enfrentando na Justiça e em conselhos de classe. Esta é a avaliação de ministros do STF e de integrantes da cúpula do Congresso. A ala do Supremo crítica à Lava Jato sustenta que o cerne do problema permanece –e está no conteúdo das conversas.

Lei e ordem A captura pela PF dos suspeitos de invasão dos telefones foi vista como salutar por todas as alas do Supremo. Mostra, dizem, a força do aparato estatal e desestimula novos ataques.

Guerra de versões Mas as concordâncias param por aí. A ação da PF deu musculatura à narrativa de Moro, que vincula a divulgação de suas conversas à ação de criminosos. O conteúdo foi obtido pelo The Intercept, que sempre informou tê-lo recebido de fonte anônima, sem jamais comentar a origem.

Da mão para a boca O fato de quatro pessoas terem sido presas suspeitas do crime fez o ministro de Bolsonaro dobrar a aposta nessa linha de argumentação –e é dela que se alimenta o grupo do STF ultra alinhado à Lava Jato.

Não tão fácil Do outro lado, estão ministros que propõem uma analogia para caracterizar a complexidade da discussão: suponha-se que, com a violação de uma correspondência, descubra-se o autor de um assassinato. O fato de um crime ter gerado a informação deve anular a descoberta?

Menos é mais Peritos da PF acreditam que colegas que trabalharam na investigação desse caso não divulgaram pormenores da ação dos supostos hackers para evitar estímulo a outros contraventores.

Compartilhe

2 ideias sobre “Para ala do STF e do Congresso, prisões não minimizam a gravidade de diálogos de Moro

  1. SERGIO SILVESTRE

    Hackers todos de classe média e filiados a partidos de direita,eu nem vou dizer supostamente,eu acho categoricamente que vem ai mais uma “facada do Adélio”

  2. Jose

    Não silvestre, está ca dsa vez mais com cheiro de “aloprados”…melhor não apostar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.