9:36Intercept tem lote de conversas gravadas entre procuradores da Lava Jato e jornalistas

Do site Poder 360

O jornalista Leandro Demori, do Intercept Brasil, afirmou na sexta-feira (28) que o site decidirá “caso a caso” se divulga ou não conversas de jornalistas com integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Os diálogos estão dentro do lote de arquivos vazados ao veículo, que iniciou uma série de reportagens sobre a relação entre o Ministério Público e o então juiz da Lava Jato Sergio Moro.

Leandro Demori deu a declaração durante o painel “Vaza Jato: jornalismo de impacto e colaborativo”, realizado no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Também participaram da mesa os jornalistas Fernando Rodrigues, diretor do Poder360, e André Shalders, da BBC Brasil.

Fernando Rodrigues perguntou como se daria a divulgação de conversas entre os profissionais de mídia e a Lava Jato, já que o direito ao sigilo da fonte é garantido pela Constituição Federal.

O jornalista do Intercept respondeu que o veículo “vai analisar caso a caso”. Se a divulgação colocar em risco o sigilo da fonte, o assunto será colocado na “balança”. “E quando ficar implícito que a autoridade poderia estar cometendo 1 crime, por divulgar documento sob sigilo? Nesse caso a conversa será divulgada?” Demori não respondeu qual seria o procedimento.

A principal preocupação é a proteção de fonte, sigilo de fonte. Eu diria que tem duas coisas que são diferentes. Existe conversa de repórter com fonte. E pode existir, eventualmente, talvez, uma relação institucional da Lava Jato com a imprensa”, declarou Demori.

Então são coisas diferentes e essas coisas serão tratadas com a justiça que elas precisam”, finalizou. 

DIVULGAÇÃO A ‘CONTA-GOTA’

Demori disse que a equipe trabalhou “com o material de 3 a 4 semanas antes da publicação”, ou seja, desde meados de maio. Divulgaram a 1ª reportagem da série em 9 de junho.

Questionado sobre o motivo pelo qual o Intercept tem publicado as reportagens sem ter analisado todo o conteúdo, Demori afirma que foram 2 os motivos:

Primeiro que a gente é 1 veículo pequeno, independente, que nunca fez parcerias deste tipo. E a gente queria e achava importante o Intercept fazer aquilo. Queríamos que fosse nosso. Queria que o chute inicial fosse nosso”, explicou.

Sobre não ter esperado para divulgar todo o material junto, como foi feito no Panama Papers, Demori explicou:

Quando você olha o material e imagina que exista ali indícios jornalísticos muito fortes de que pessoas estão presas injustamente e que ilegalidades estão sendo cometidas neste momento, você não senta por 1 ano em cima do material enquanto alguém estava comendo quentinha na cadeia”, disse, referindo-se de maneira indireta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O debate sobre a estratégia de divulgar em partes o conteúdo dos vazamento pode ser visto no vídeo abaixo a partir do minuto 6 minutos e 40 segundos.

O jornalista Fernando Rodrigues ainda questionou o fato de o Intercept não ter lido, ouvido e analisado todos os diálogos: “E se no resto do material não lido houvesse algo que se contrapusesse a tudo isso e provasse até que o que foi divulgado não estava correto?” 

Demori respondeu: “Não são coisas excludentes. Não ler o material completo não significa que não esgotamos esse assunto específico”, explicou.

Rodrigues insistiu: “Mas tem algum trecho que não foi lido?” 

Demori respondeu: “Até agora é possível que tenha…

Rodrigues retrucou: “Como você sabe que não tem nada lá?”

Demori afirmou: “Porque a gente esgotou a busca por palavras-chaves, datas, personagens…

Segundo Demori, há ainda muitos áudios e imagens que não foram totalmente analisados. Não ficou claro como seria possível saber se esses trechos teriam ou não alguma informação complementar ao que já foi divulgado.

Compartilhe

3 ideias sobre “Intercept tem lote de conversas gravadas entre procuradores da Lava Jato e jornalistas

  1. Jose

    Mas vai editar também antes de publicar?
    Do jeito que vai ainda vai acabar aumentando a pena do lula…

  2. Francisco Lima

    José: é claro que tem que editar antes de publicar, porque senão apareceriam mensagens dos conge(s!?) com a conja(s?!). Já imaginou o escândalo que isso ia dar?

  3. Jose

    Francisco, se editar não vale como prova…simples assim.
    E eles estão editando e publicando só o que lhes convém, que tal se publicassem tudo, sem “filtros”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.