14:57Síndrome de Alexandre Curi

Do Analista dos Planaltos

Um observador atento da Assembleia Legislativa prestou atenção nas sessões da Assembleia Legislativa à procura das novas lideranças do estado. A conclusão é de que há poucos, pouquíssimos candidatos a timoneiro-chefe e uma maioria pronta a seguir o caminho do deputado Alexandre Curi. Nada contra o deputado do PSB, aliás. A julgar pelas suas votações recorde, Curi é o melhor “municipalista” da Assembleia. Ele trabalha para levar recursos e benesses aos municípios, principalmente os pequenos, que compõem sua base eleitoral. Naturalmente, o apoio de prefeitos e vereadores das cidades vem a reboque.

O problema é que quem se dedica a esse jogo não costuma cair no gosto da classe média, que é quem define as eleições majoritárias no estado e nas prefeituras das grandes cidades, encontrando assim dificuldades para pavimentar voos mais longos. Há deputados jovens, bem nascidos e em tese preparados para algo maior fazendo política para garantir a planilha de excel da próxima eleição.

Os exemplos de quem foi longe mostram que a Assembleia foi usada só como trampolim, casos de Ratinho Junior, Beto Richa e Requião. Na legislatura passada, Ney Leprevost e Paranhos usaram o plenário para fazer barulho em Curitiba e Cascavel. Leprevost ficou no quase e Paranhos virou prefeito. Quem da turma de agora pode alçar voos mais ousados?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.