14:41Justiça determina adiamento do reajuste da tarifa de ônibus de Curitiba para 25 de março

Do G1 Paraná

Passagem a R$ 4,50 passaria a valer a partir desta quinta-feira (28), mas juiz Thiago Flôres Carvalho afirmou que passageiros precisam de mais tempo para se planejar financeiramente para o aumento.

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou, nesta quinta-feira (27), o adiamento do reajuste da tarifa do transporte coletivo da cidade. Segundo a decisão, o valor de R$ 4,50 nas passagens de ônibus só deve entrar em vigor no dia 25 de março.

Na sexta-feira (22), a Prefeitura de Curitiba tinha informado que o novo valor seria cobrado a partir desta quinta-feira (28).

Mas o juiz Thiago Flôres Carvalho afirmou em sua decisão que o prazo de uma semana entre o anúncio e o reajuste era “insuficiente para que haja uma programação por parte dos principais afetados pela medida”.

“O gasto com transporte, que é indispensável à mobilidade de significativa parcela da população, tem relevante impacto no orçamento do usuário, sobretudo daquele de baixa renda. Reflete, também, no empregador, que tem, por imposição legal, o dever de participar desse custeio” afirmou o juiz na decisão.

O pedido à Justiça, feito pela vereadora de Curitiba Professora Josete e pelo deputado estadual Goura, também citava como motivos para a suspensão do reajuste a existência de uma ação civil pública pedindo a suspensão dos atuais contratos do transporte público da cidade e a comparação entre os aumentos desde 2015 e a inflação no período, mas os argumentos foram desconsiderados pelo juiz.

A decisão não faz menção às tarifas do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que também teve seus valores reajustados.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que ainda não foi notificada da decisão.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.