7:40Em Londrina, Vélez Rodríguez fala de ‘Escola sem Partido’ e gratuidade do ensino superior

Do portal Bonde, em reportagem de Guilherme Marconi

O futuro ministro da Educação, o professor colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, concedeu a primeira entrevista coletiva neste sábado (24), em Londrina, ao desembarcar no aeroporto José Richa, após ser recepcionado pela esposa e o filho paranaenses. “Não posso fazer declarações técnicas agora porque não assumi a caneta. O ministério da Educação é muito grande e maneja um orçamento enorme. Minha preocupação fundamental é aproximar o ministério de toda estrutura educacional da sociedade, sobretudo o cidadão que mora no município”, disse Rodríguez, mais uma vez destacando a ideia de descentralizar as decisões de Brasília. “Devemos fazer isso sem desrespeitar a idiossincrasias locais.”

Questionado sobre as críticas sobre a falta de experiência gestão educacional, Rodríguez refutou. “Estou realmente impressionado com o tamanho do MEC. Não careço de experiência. Fui pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Colômbia antes de chegar ao Brasil. Em 1981, já no Brasil, fui diretor do centro de ciências humanas [da UFJF, a Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais], mas gosto, evidentemente, de sala de aula” citou.

Em uma breve coletiva de imprensa, o ministro ainda deu suas opiniões sobre o projeto “Escola sem Partido”, sobre a gratuidade do ensino superior no Brasil e sobre a adoção do ensino a distância. Leia a reportagem completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>