15:07De pesquisas e sonhos

Do Analista dos Planaltos

Os eleitores querem saber se haverá segundo turno e o que se pode analisar a partir do resultado da última pesquisa IBOPE. A resposta não é tão simples.
E isso porque as pesquisas têm errado muito – e além do percentual que dizem ser a margem de erro, pode ser para cima ou para baixo, e aí pode estar toda a diferença.
Se na frieza dos números, desconsiderando as margens de erros citadas, Ratinho é eleito no primeiro turno, o contrário também pode ser verdadeiro e acontecer o segundo turno tão sonhado por Cida Borghetti e João Arruda, embora as simulações nessa ronda também não os favoreça em nada.
Seria entretanto uma sobrevida e a esperança de uma hoje improvável virada,
É notável que Ratinho tenha crescido, mesmo pouco, e além dos 40 por cento de intenções de voto, bem acima do teto que lhe atribuíam.
Da mesma forma , Cida cresce bem e João bastante, mas não o suficiente, nem perto disso.
Por enquanto muitas dúvidas e uma quase certeza.
Então como ficamos ?
Depende, diria o Conselheiro Acácio, personagem de Eça de Queiroz, o pseudo intelectual das frases óbvias e das platitudes. Depende do andar da carruagem.
Mas se a corrida é de fundo, de cinco mil metros, já estamos na reta final e se os escassos dez dias faltantes animam a turma de Ratinho, que já está com o terno da posse pronto. Esses mesmos dias (não os irmãos que desprezaram a corrida pelo governo) dão esperanças para Cida e João que acreditam nos dois debates, nos apelos agora importantes do revigorado ancião Requião e até em um pequeno crescimento de Rosinha via Lula e o número 13 e um ou dois pontinhos de Ogier Buchi na carona de Bolsonaro que não o reconhece.
O segundo turno está para as eleições assim como os cálculos feitos pelos times de futebol ameaçados de rebaixamento e torcendo por ganhar quatro ou cinco pontos e alguns erros dos adversários.
Para encerrar, a humilhante derrocada de Beto Richa até agora só prejudicou a ele mesmo e seu núcleo íntimo, pelo menos aos olhos dos eleitores que se dividem entre os candidatos Arns, Oriovisto e Alex para a segunda vaga.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.