19:37Neil Simon, adeus

Da Folha de S.Paulo

Neil Simon, dramaturgo da Broadway, morre aos 91 anos

O dramaturgo e roteirista Neil Simon, nome por trás de peças da Broadway como “Um Estranho Casal” e “Descalços no Parque”, morreu neste domingo, aos 91 anos, segundo a agência de notícias Associated Press.

De acordo com Bill Evans, amigo de longa data e diretor de assessoria de imprensa da Shubert Organization, Simon morreu no Hospital Presbiteriano de Nova York após complicações de uma pneumonia.

O dramaturgo foi a principal referência cômica da Broadway na segunda metade do século 20, constantemente tratando de questões que rodeavam a classe média. Após sua estreia com “O Bem Amado”, em 1961, não parou de produzir peças e musicais.

Seus sucessos nos palcos incluem “O Prisioneiro da Segunda Avenida” (1971), “Uma Dupla Desajustada” (1972), “Capítulo Dois – Em Busca da Felicidade” (1977) e “Brighton Beach Memoirs” (1982). Boa parte de seus trabalhos foi adaptada para o cinema e a televisão, como no caso de “Um Estranho Casal” (1965), que anos depois se tornou uma série popular transmitida por cinco anos na TV americana.

Em 1967, Simon chegou a ter, por sete meses, quatro produções em cartaz simultaneamente na Broadway: “Descalços no Parque”, “Um Estranho Casal”,  “Sweet Charity” e “The Star-Spangled Girl”.

Mesmo antes de sua estreia no teatro, o dramaturgo já havia feito história como um dos escritores do comediante  Sid Caesar, junto com nomes como Woody Allen, Mel Brooks e Carl Reiner.

Em sua carreira, Simon foi premiado com quatro estatuetas no Tony Awards, um Pulitzer, a honra Kennedy Center, quatro prêmios do Writers Guild of America, o prêmio Mark Twain de humor americano e outros. O roteirista também foi indicado quatro vezes ao Oscar pelas adaptações cinematográficas de suas peças “Um Estranho Casal”,  “Uma Dupla Desajustada”,  “A Garota do Adeus” e “Califórnia Suíte”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.