18:24Oposição ingressa com ADI no TJ para implodir suspensão do reajuste dos funcionários públicos

Da assessoria de imprensa da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa:

Deputados de oposição e da bancada independente ingressaram na tarde desta quinta-feira (8) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Paraná solicitando a suspensão da eficácia dos artigos 32 e 33 da Lei 18.907, de 25 de novembro de 2016, que adiou por tempo indeterminado o pagamento do reajuste dos servidores públicos.

“Pedimos que a Justiça suspenda a lei do ‘calote’ e que seja concedida, de forma retroativa, a aplicação da legislação anterior, que garante o pagamento do reajuste do funcionalismo. Esperamos que o Tribunal faça justiça frente a um governo que não cumpre a lei e desrespeita a Constituição”, explicou o líder da oposição, deputado Requião Filho (PMDB).

Na ação, os parlamentares argumentam que a suspensão do reajuste, referente a reposição da inflação dos anos de 2015, 2016 e 2017 e que estava previsto para janeiro e maio do ano que vem, é inconstitucional.


Segundo a ADI, o reajuste dos servidores garantido em lei consiste em Direito Adquirido e não pode ser revogado. Recentemente o STF julgou procedente a ADI 4013, declarando a inconstitucionalidade das leis estaduais 1.866 e 1.868, do Tocantins, que tornavam sem efeito os aumentos de vencimentos concedidos aos servidores públicos estaduais por leis estaduais anteriores. Dessa forma, os ministros reconheceram a existência de direito adquirido a reajustes previstos em lei e estabeleceram que a suspensão dos pagamentos consiste em nítida ofensa à irredutibilidade de vencimento dos servidores.

Além disso, de acordo com a ADI, o reajuste não pode ser considerado ganho, lucro ou vantagem, pois consiste em reposição inflacionária, um mecanismo que visa a manutenção do equilíbrio econômico financeiro entre o salário e os serviços prestados.

Além de Requião Filho, assinaram a ação os deputados Tadeu Veneri (PT), Ademir Bier (PMDB), Professor Lemos (PT), Anibelli Neto (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Tercílio Turini (PPS), Chico Brasileiro (PSD), Evandro Araújo (PSC), Márcio Pachedo (PPL), Gilberto Ribeiro (PSC) e Ney Leprevost (PSD).

Compartilhe

2 ideias sobre “Oposição ingressa com ADI no TJ para implodir suspensão do reajuste dos funcionários públicos

  1. leandro

    Lembram da campanha de 2014, quando da reeleição de Beto Richa.
    Dizia ele : “……. o melhor está por vir ……” Pois veio . Mas, o pior que grande parte dos funcionários do estado acreditaram este ano e em 2015 novamente.
    Em 2015 quando prometeu resolver o problema dos professores, depois revogou o que havia prometido.
    Em 2016 arregimentou grande parte dos funcionários do estado na campanha do prefeito em Curitiba e agora diz não ter recursos par cumprir o prometido.
    Então isso é “o melhor está por vir “. Afinal o que será o pior?

  2. Brian Cooper

    Esse Requião é uma.piada, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço……..o pai é o marajá louco de esperto…..canalhas….o pai qdo foi governador acabou com o fundo de.previdência….se os servidores passarão por dificuldades a culpa é do Requião que nunca depositava o que devia ao fundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.