12:00Carlos Maranhão lança em Curitiba a biografia de Roberto Civita

Do jeito que veio

Livro narra vida e a obra de Roberto Civita, da Editora Abril 

Obra será lançada amanhã (dia 20) em Curitiba

O jornalista curitibano Carlos Maranhão lança o livro “Roberto Civita: O Dono da Banca – A Vida e as Ideias do Editor da Veja e da Abril” (ed. Cia das Letras, 568 pág., R$ 69,90) amanhã (20), às 19h30, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui [rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, tel. 41-3330-5185]. A entrada é franca e haverá sessão de autógrafos na obra.

O conteúdo dessa biografia apurada mostra os erros, os acertos e as controvérsias de Roberto Civita (1936-2013), o homem que mudou o jornalismo brasileiro à frente da Editora Abril.

Enredo

No auge de seu império editorial, a Abril teve 10 mil funcionários e mais de trezentos títulos. Workaholic, curioso, grande formador de talentos, homem de convicções fortes, mas avesso a confrontos, Civita redefiniu o jornalismo no Brasil ao criar publicações como Veja eRealidade e por influenciar os rumos do país e da sociedade por meio desses veículos.

Das origens familiares na burguesia italiana à crise da mídia impressa no início do século XXI, Carlos Maranhão reconstitui com elegância, isenção e rigor na apuração, os acertos e os fracassos dessa figura tão fundamental quanto polêmica na história da mídia brasileira.

Bastidores

Aos 76 anos, o editor e empresário Roberto Civita estava se apagando lentamente. Como lhe afirmou a filha naquela visão de despedida, ele realizara seus sonhos no trabalho e na vida pessoal. Ao menos a grande maioria deles.

Ajudara Victor Civita, o seu Victor, do qual era o primogênito e seria o sucessor, a transformar a Abril na maior e mais importante editora de revistas da América Latina.

Desde a morte do pai, em 1990, havia se tornado o número um da empresa, acertando, errando, surpreendendo, desafiando, contemporizando, atraindo admiradores, desafetos, gente leal, oportunistas. E perguntando, perguntando sem parar, em busca de explicações para suas dúvidas e angústias, com uma curiosidade infindável a respeito de qualquer assunto.

Mais do que os três filhos, os seis netos, as três esposas, as namoradas e as amantes ou os demais 51 títulos publicados regularmente pela editora por ocasião de sua saída de cena, sem contar dezenas que ficaram pelo caminho, a entrada no universo digital, os investimentos na área da educação. Tudo está no livro.

Junto isso, também a descoberta e a formação de talentos, sem falar das incursões no mundo da televisão que por um triz não o levaram a quebrar — sim, mais do que tudo isso foi a Veja, durante 45 anos e 2323 edições, a suprema paixão e sua razão de ser.

Carlos Maranhão trabalhou mais de 40 anos na Editora Abril como repórter, editor, diretor de redação e diretor editorial. Passou pelas redações de Veja, Placar, Playboy, entre outras. Nascido em Curitiba, vive em São Paulo desde 1972.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Roberto Civita: O Dono da Banca – A Vida e as Ideias do Editor da Veja e da Abril” e sessão de autógrafos com o autor Carlos Maranhão

Quando: Amanhã (dia 20), às 19h30

Onde: Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui [rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, tel. 41-3330-5185]

Quanto: Entrada franca

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.