10:58Músico Bob Dylan ganha o Nobel de Literatura 2016

Da Folha.com

Bob Dylan é o novo premiado com o Nobel de Literatura, anunciou a Academia Sueca nesta quinta-feira (13), às 8h (horário de brasília). Em comunicado, a instituição afirmou que ele foi eleito “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana.”

O compositor é o primeiro americano a receber o prêmio desde 1993, quando a escolhida foi a escritora Toni Morrison. Ele também é o primeiro músico a receber o troféu literário.

“Por 54 anos, Dylan tem se reinventado”, disse a secretária da Academia Sueca Sara Danils. “[O álbum ‘Blonde on Blonde’] é um extraordinário exemplo da sua forma brilhante de rimas, criar refrões, e de seu jeito brilhante de pensar.”

A secretária afirmou ainda ter consciência de que a escolha de um músico pode parecer surpreendente para o público, mas lembrou dos poetas gregos Homero e Safo.

“Eles escreveram textos poéticos para ser apresentados em público, e com Dylan é a mesma coisa. Ainda lemos Homero e Safo; e gostamos.”

Compartilhe

2 ideias sobre “Músico Bob Dylan ganha o Nobel de Literatura 2016

  1. Frik

    O Nobel de Literatura deveria premiar artistas de alta qualidade – longa atividade; POREM menor visibilidade e audiencia; o que poderia ateh acarretar uma certa penuria financeira na velhice — Seria o caso do recem agraciado.!??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.