14:33Gaeco entra no ICI para investigar irregularidades em contrato com a prefeitura

Do Paraná Online

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza nesta quinta-feira (30) uma operação de busca e apreensão na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI, antes conhecido como Instituto Curitiba de Informática). Até o momento, não há mandado de prisão ou de condução coercitiva.

Várias viaturas do Gaeco chegaram à sede do ICI no Cabral perto de 10h da manhã. policiais buscaram documentos relacionados à investigação, mas até o momento não falaram quais foram os resultados obtidos. O promotor responsável pela operação, Felipe Lamarão, deveria permanecer na sede do ICI até o período da tarde. Enquanto isso, policiais já levam papéis para a sede do Gaeco.

De acordo com o coordenador do Gaeco, Leonir Battisti, a operação busca informações sobre várias denúncias, e não apenas um caso. “É um conjunto de informações sobre a situação do ICI”, disse por telefone. São investigadas supostas irregularidades nos contratos do instituto com a prefeitura de Curitiba levantadas em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC) no fim de 2015. O ICI é responsável pelos sistemas de informática da prefeitura.

Nessa auditoria, técnicos do TC apontaram 490 supostas irregularidades em contrato do ICI com a prefeitura de Curitiba, assinado em 2011, durante a gestão de Luciano Ducci (PSB). Entre essas irregularidades estão a aquisição s upostamente ilegal de códigos-fonte de softwares desenvolvidos pela prefeitura de Curitiba e a subcontratação de serviços que, contratualmente, deveriam ser realizados pelo instituto.

Além do ICI, o Gaeco realizou operação na empresa Minauro, do grupo e-Governe – de propriedade do empresário Haroldo Jacobovicz. A empresa presta serviços ao ICI e à prefeitura, sendo responsável pelo portal e-Saúde.

O ICI é uma organização social, fundada em 1997, que absorveu o setor de tecnologia da informação (TI) da prefeitura e, desde então, é responsável pela prestação desses serviços à administração municipal. O contrato alvo de auditoria pelo TC se encerrou em dezembro de 2015, mas a prefeitura recontratou o ICI por um ano, alegando depender dos serviços do instituto para manter a administração funcionando.

Outro lado

Em nota, o ICI declarou que está colaborando com as investigações e que não há irregularidades em sua atuação. “O ICI disponibilizou, nesta data, todas as informações e documentos solicitados pelo Ministério Público do Estado do Paraná. A instituição se prontificou a contribuir com as autoridades e ressalta que sua atuação está dentro da legalidade”, diz a nota.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.