12:46Era o que Lula mais temia

Do blog de Ricardo Noblat, no jornal O Globo

Para devolver ao juiz Sérgio Moro a tarefa de investigar eventuais falcatruas cometidas por Lula, o ministro Teori Zavaski, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, teria que desconsiderar como prova de tentativa de obstrução de Justiça a gravação onde Dilma avisava a Lula sobre o envio para ele de cópia do ato de sua posse como ministro-chefe da Casa Civil.

A cópia foi entregue a Lula um dia antes de ele tomar posse do cargo. Assim, não correria mais o risco de ser preso ou chamado a depor por Moro. Estava protegido de véspera. A gravação foi feita algumas horas depois de Moro ter suspendido o grampo nos telefones de Lula. Mesmo assim ele a divulgou.

Na época, Teori deu um pito em Moro por sua conduta infeliz. Repetiu o pito, e agravou-o, agora, ao devolver a Moro as investigações a respeito de Lula. Isso era tudo o que o ex-presidente não queria – voltar à órbita da Lava-Jato em Curitiba.

Lula imagina que Moro não o prenderá para que ele não passe a ser cultuado como mártir da esquerda.  Acha que o plano de Moro será condená-lo para que ele se torne inelegível por muitos anos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.