11:36A doutrina da APP-Sindicato

Editorial da edição de hoje do jornal Gazeta do Povo

Hoje é dia de doutrinação

Naquele delírio típico de quem se julga o único representante do povo, o PT achou que poderia parar o país nesta sexta-feira, dia 10, com uma “greve geral contra o golpe, pelo fora Temer e por nenhum direito a menos”, segundo texto do presidente do partido, Rui Falcão, publicado no site da legenda na segunda-feira. Pois nem as centrais sindicais, tradicionais satélites do petismo, embarcaram na megalomania, e já avisaram que não há condições para tal mobilização neste momento. “A fala do Rui Falcão está descolada da realidade do que estamos vivendo com os trabalhadores”, disse à Folha de S.Paulo o presidente da CUT paulista, Douglas Rizzo.

Os sindicalistas afirmam que uma greve geral só aconteceria depois que o presidente interino, Michel Temer, lançasse um “pacote de maldades” com “retirada de direitos”. Obviamente teriam de ser maldades de tal magnitude que fizessem a população esquecer que foram as políticas da presidente afastada, Dilma Rousseff, que lançaram o país no desemprego – as mesmas políticas, aliás, que continuam a ser defendidas pelo PT e pelas centrais sindicais que lhe são devotas, a julgar por documentos como os emitidos pela Fundação Perseu Abramo, o think tank petista.

Mas, com ou sem greve, certo é que a esquerda se mobilizará em várias cidades, como São Paulo e Curitiba. E é no Paraná que se verifica uma das facetas mais nefastas do projeto petista de poder, que a APP-Sindicato, entidade que representa os professores da rede estadual, nem se preocupa em esconder.

Isso porque a orientação da entidade para esta sexta-feira não é a de paralisar as atividades, deixando os estudantes em casa, sem aula. A estratégia é outra, descrita em uma página do site do sindicato sob o título “Orientações para o dia 10 de junho”: partir para a doutrinação pura e simples dos alunos. Entre as instruções está a impressão e distribuição “junto à comunidade escolar” de um panfleto segundo o qual “em um mês como presidente interino do Brasil, Michel Temer colocou o Estado a serviço do capital financeiro internacional” e, se aprovada a reforma da Previdência, o brasileiro terá de “trabalhar até morrer”. Até mesmo “FGTS, férias, Previdência Social, 13.º salário e licença-maternidade” estariam ameaçados com Temer, acrescenta o panfleto.

Além disso, a APP orienta os professores a, nesta sexta-feira, organizar um “debate” (que de debate mesmo não teria nada, pois é irreal imaginar que haveria espaço para o contraditório) com base no panfleto e em vídeos sugeridos pela APP, entre os quais uma palestra em que a professora de Filosofia Márcia Tiburi alerta para “o avanço do fascismo e do conservadorismo” no Brasil. Por fim, sugere-se “que seja proposta à comunidade escolar a criação de Comitês Escolares Contra o Golpe e Favor da Democracia e da Educação Pública. O Comitê consiste na organização de um grupo de pessoas, composto por professores(as) funcionários(as), estudantes, mães, pais ou responsáveis, que farão o debate da conjuntura. Também organizarão ações para denunciar o golpe contra a democracia, além de ajudar nos atos organizados pela Frente Brasil Popular ou pela Frente Povo Sem Medo”.

Se aqueles professores convictos de que Dilma é vítima de um golpe querem ir à Santos Andrade protestar, estão no seu direito. O que não podem, de maneira alguma, é usar o ambiente escolar para propagar sua ideologia aproveitando-se do público cativo que têm à disposição em sala de aula, negando aos estudantes os conteúdos que deveriam ser lecionados para substituí-los por doutrinação política e pela busca de massa de manobra para seus atos. Esse é um abuso que não diz respeito apenas aos alunos, pais e mães atingidos; deve preocupar toda a sociedade.

Compartilhe

6 ideias sobre “A doutrina da APP-Sindicato

  1. TOLEDO

    Eu ficaria bem feliz, com a noticia que esse Jornaleco, fechou. Lamentaria a perda de emprego dos funcionários, mas logo eles estariam empregados novamente.
    Mas esse Jornaleco fechado seria muito bom. Acredito que estão no caminho.

  2. Leandro

    Todos os professores que embarcam nessa canoa da APP, não merecem nenhum respeito e assim se depreciam.
    Ao colocarem a ideologia que mais agrada ao sindicalismo pelego de um partido político, seja lá o for, no caso o PT, afetam o objetivo primordial de suas funções de professores.
    Claro que aqueles professores que estão tomando essa atitude, colocam de forma massificante suas ideologias e através de ameaças subliminares, que não são percebidas pelos jovens e crianças confinados numa sala de aula que tem outro propósito.
    Com essa atitude totalmente desvirtuada, os “professores” expõem alunos, jogando uns contra outros e com isso formam uma geração que dizem os tais “mestres” que se trata de ensinar seus direitos democrático e políticos.
    Total asneira, esse método que já vem de algum tempo no ciclo educacional do país, tem o resultado que estamos vendo, formam mal, transferem mal qualquer conhecimento e muitos desses aluno estarão em salas de aulas ensinando mal. É um ciclo vicioso que se eterniza.
    Diante dos fatos e da maneira totalmente desproposital a ASPP quer se manifestar, uma vez que a essa associação nada está bom e sim somente o que eles podem aproveitar desde que seja dentro dos padrões que a ideologia deles seja atendida.
    A ASPP é um braço partidário do PT, do PCdoB e outros.
    Podeira dizer que é estranho certos comentários favoráveis a essa atitude, mas aqueles que acham ser apropriada a atitude de utilizar crianças e jovens para tal fim, é mesmo o símbolo da imbecilidade.

  3. Parreiras Rodrigues

    Toledo, atrasado ou retrógrado, ou os dois, marcha na contra-mão dos que, como eu, pensa feliz a comunidade que dispõe dum jornal. Mesmo um mural pregado na parede duma escola.
    Não torça para o fechamento da GP, Toledo. Ou, pelo menos, peça para que alguém deixe de lê-la para você.

    E a respeito da ação ignóbil, deletéria e destrutiva da APP-PT, se torce para que os professores que ainda a sustentam, deixem disso. Ou, no mínimo, em próxima eleição, derrubem essa caterva de pelegos.

  4. TOLEDO

    Com a postura atual da Gazeta do Povo, nem para embrulhar peixe ela serviria. O Mino Carta tem razão quando diz que os Jornalistas conseguem ser piores que os Patrões.
    Os tempos mudaram, e com certeza a Gazeta via fechar, é só uma questão de tempo. Esse é o ciclo da vida.

  5. sergio silvestre

    Derrube os pelegos da APP e coloquem lá um sindicato pelego do governo,a sociedade quando começa a rasgar livros é por que algo de ruim está acontecendo nela,talvez apodrecendo por fadiga de material;.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.