7:29O amanhã há de ser diferente

por Célio Heitor Guimarães

Às vezes, quedo-me em dúvida: afinal, para que servem os governantes, os chamados gestores públicos? A resposta “para complicarem a vida dos cidadãos, criarem-lhes dificuldades e atormentarem o seu dia-a-dia” não vale, porque esta todos conhecem e já está gasta.

É difícil, muito difícil, lembrar um benefício, uma vantagem real oferecida, sem custo, à população. Quando não defende seus interesses pessoais e os daqueles que o cercam e bajulam, o administrador público diz defender o interesse da Administração, do Estado, como se esses se confundissem com o interesse público. Não se confundem, como se sabe.

Ao tentar introduzir Luiz Inácio no ministério, a “presidenta” visa a defender o Brasil, os interesses nacionais? Ou os interesses pessoais de Lula da Silva e os seus próprios? Até os símios do Passeio Público (se é que ainda existem o Passeio Público e símios lá) sabem a resposta.

E essa então de as comunidades do Noroeste paranaense serem obrigadas a recorrer a uma “vaquinha” para equipar os agentes da Polícia Militar estadual em atividade na região?!… Tudo isso porque os homens de farda estão sem pistolas e sem munição para cumprir as suas atribuições. No interesse da patuleia desamparada, o governo estadual cortou pela metade a verba destinada à compra de armamentos. Gracioso ele, não?

“Diante da omissão do Estado, nós tivemos que resolver o problema” – afirmou o advogado Márcio Augusto de Oliveira Santos, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Mandaguari, à Gazeta do Povo, pontuando: “O empresariado foi assimilando isso e hoje toda a comunidade ajuda”.

O cel. Edson Paredes, porta-voz da Associação dos Oficiais da PM, confirma a penúria e revela: “Estamos desde 2012 pedindo. Tem ‘n’ processos solicitando compra de equipamento”. E repete o que todo mundo sabe, menos o Palácio Iguaçu: “A segurança pública não pode sofrer cortes”.

Contudo, o pequeno Richa e seu fiel escudeiro, o falso baiano das finanças, não estão nem aí. Nem ao menos rubros de vergonha ficam, conformando-se com a justificativa burocrática e vazia da Secretaria de Estado da Segurança Pública de que serão investidos R$ 4 milhões na aquisição de mais de mil novas armas”. A Sesp chega ao cúmulo de entender “como uma atitude positiva” a aquisição de armamento pelos Consegs… A que ponto chegamos!

A administração pública atingiu a situação em que se encontra porque não é mais conduzida por políticos por vocação e sim por políticos por profissão. São os que se pode chamar de políticos profissionais, carreiristas. Que, no mais das vezes, não são administradores, mas homens de negócios. Não têm o menor interesse na administração pública e dela apenas se valem para atingir o poder e, através dele, costurarem bons negócios. Para si próprios e seus comparsas. O resultado está aí: conseguiram, pela ganância desmedida, quebrar a maior petrolífera do mundo, símbolo e orgulho dos brasileiros.

Por isso, a população passou a desacreditar dos políticos. E os tem arredado das atuais manifestações espontâneas de rua.

Rubem Alves, já bem antes, em um de seus poucos momentos de amargura, apregoava que, por mais que se esforçasse, não conseguia se lembrar da última vez que ouviu alguma coisa inteligentes da boca de um político, já que, no seu entender, “a marca de uma coisa inteligente é o seu poder para fazer o pensamento voar, abrir horizonte, tornar luminoso o mundo, sugerir alternativas e abrir caminhos novos para o pensamento e para a ação”.

Vivemos atualmente dias de tormento e desesperança. Não se consegue enxergar um porvir nítido ou um horizonte iluminado. Estamos todos a bordo de uma nau desgovernada e sem rumo, com uma capitã frágil e incompetente e a marujada desorientada. Ainda assim, haveremos de chegar a um porto seguro por obra e graça da habilidade, firmeza e coragem de uns poucos abnegados presentes no convés.

Como nos dias sombrios da ditadura militar, embalemos a esperança de que isso não poderá durar para sempre. Um dia o pequeno Carlos Alberto e o PT transgênico da dupla Dilma & Luiz Inácio serão apeados do poder. E nossos sonhos ressurgirão. Como na fábula da Bela Adormecida, eles apenas dormem, anestesiados por falsos condutores, líderes mal-intencionados e estadistas de araque. Um dia, que se espera breve, muito breve, os sonhos de outrora acordarão. E o povo – como previa Rubem Alves – “possuído pela beleza esquecida, se transformará em guerreiro e se dedicará à única tarefa que vale a pena, que é a de transformar os sonhos em realidade”.

Compartilhe

5 ideias sobre “O amanhã há de ser diferente

  1. Sergio Silvestre

    Estão caindo as mascaras e vejo que muitos estão com caganeira,quero olhar na cara desses celerados e ver por que querem depor uma presidente que está fazendo a faxina.
    Será que é por isso tanto ódio?
    Escrevam ai,se tiver um golpe de estado por esses canalhas,não vão levar,que volte os militares,ai não sei se vai ter blog para eu me divertir,mas vou rir la de cima da sacada do meu prédio,

  2. TOLEDO

    Silvestre, comprei um orinol para bater na janela em homenagem aos coxinhas. O Leandro vai ter 2 minutos de homenagem.

  3. jose

    Zé dirceu, vaccari, andré vargas, delcídio…realmente a dilma está fazendo uma faxina e é só o começo…kkkk boa silvestre!!!
    Celerado é quem diz que vai parar o País se o Congresso, eleito pelo povo, com maioria governista, “impichar” a dilma…
    Golpe é roubar bilhões e colocar a culpa no policial que desvenda o crime.
    O Estado como um todo, em todos os níveis está falido moral e financeiramente e só imbecis continuam acreditando nos políticos…
    A propósito silvestre, a última lista fala em inúmeros políticos, da tal “oposição” também e agora? Você vai continuar dizendo que é perseguição, golpe da mídia, etc e tal ou esta lista é falsa e caluniosa também?

  4. Sergio Silvestre

    José ,enquanto nós ficar aqui mostrando o Aécio e você ficar mostrando o Vacari ,vai dar empate e nosso ponto de vista fica como briga de lavadeiras em áreas de serviço,hoje com carteira assinada.
    Não estamos contribuindo em nada para solucionar os problemas do Pais e os congressistas que você tanto fala são a parte do problema,são eles que viabilizam leis par que o presidente governe.
    O que estamos vendo hoje,uma presidente com seus ministros batendo cabeça por que o congresso está paralisado obtendo votos para depor a presidente.
    O que vai acontecer se isso for posto em pratica,bagunça geral,ninguem que votou numa presidente e lhe é leal vai deixar levar na mão grande.Qual o resultado disso,a paralisação do Pais por decadas.;
    Não seria mais fácil o dialogo e todos trabalharem para o Brasil,não é por isso que pagamos caro para ter esses deputados?:
    Vamos ver o que vai acontecer.por enquanto nós não estamos contribuindo para nada disso,e uma radicalização total de ambas as partes.

  5. jose

    Silvestre , eu nunca defendi o aécio ou qualquer outro politico e você sabe muito bem disso, não tenta me arrastar para este idiotice do “nós” contra “eles”, isto só pega imbecis que acreditam principalmente nesta farsa ambulante chamado lula.
    O País já está paralisado e o que vai derrubar a dilam não é a politica, é a economia.
    Só para lembrar, Collor caiu e o País não entrou num “caos” e os deputados só estão interessados no de sempre: cargos e benesses.
    Somos mais fortes que toda esta classe política e sairemos mais fortes ainda quando este processo acabar.
    Quem está falido é o governo e a solução é simples: menos governo.
    Ou você continua acreditando que temos que ser tutelados pelo Estado como se incapazes fôssemos? Eu não quero isso.
    Abraços e saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.