12:14Revolta de março encurrala governo

… As gravações do maior líder da esquerda brasileira expõem, além dele, a presidente, ministros, políticos, juízes do Supremo, instituições e o sistema político brasileiro como nunca antes na história do país. Cada áudio é um escândalo. Quem é contra esse tipo de exposição prefere manter Brasília operando na sombra, como apontou o juiz Sergio Moro ao explicar sua decisão de dar publicidade legal às conversas nada republicanas. Republicano é divulgá-las.

E o que veio à tona não pode ser explicado sem ser confessado. Por isso, o governo sequer tenta, de fato, se explicar. Como sempre, esquece o mérito e prefere atacar o juiz, a investigação e a massa que os apoia. Mas a agressividade cínica que serviu ao PT para intimidar adversários hoje serve de combustível aos protestos.

por Sergio Malbergier, na Folha de S.Paulo

Encurralado e encastelado, o PT não consegue mais ler o Brasil.

Horas depois do protesto mais contundente da população brasileira contra seus governantes, o governo comandado por Lula e Dilma ignorou totalmente o recado e foi para cima da população e da Lava Jato. Cinco dias depois, a população e a Lava Jato estão na porta de Dilma em Brasília e de Lula em São Bernardo, muito mais fortes.

O PT achava que Lula salvaria o governo, mas hoje ele parece mais o seu coveiro. Com seu rico vocabulário, Lula disse que a cabeça da jararaca estava intacta e pronta para atacar. Mas foi a cabeça da jararaca que foi atacada. Lula disse que era o único que podia incendiar o país. E ele de fato incendiou, mas contra ele.

As gravações do maior líder da esquerda brasileira expõem, além dele, a presidente, ministros, políticos, juízes do Supremo, instituições e o sistema político brasileiro como nunca antes na história do país. Cada áudio é um escândalo. Quem é contra esse tipo de exposição prefere manter Brasília operando na sombra, como apontou o juiz Sergio Moro ao explicar sua decisão de dar publicidade legal às conversas nada republicanas. Republicano é divulgá-las.

E o que veio à tona não pode ser explicado sem ser confessado. Por isso, o governo sequer tenta, de fato, se explicar. Como sempre, esquece o mérito e prefere atacar o juiz, a investigação e a massa que os apoia. Mas a agressividade cínica que serviu ao PT para intimidar adversários hoje serve de combustível aos protestos.

A revolta de março é a evolução natural das manifestações de junho de 2013. Enquanto os políticos ignoraram o alerta, a Lava Jato trouxe concretude às reivindicações populares por dignidade política e serviços públicos eficientes, combatendo pela primeira vez de forma efetiva um sistema político desde sempre corrupto e refratário que impede o desenvolvimento do país.

A esquerda perdeu as ruas. A revolta de março replica no Brasil, pela centro-direita, os movimentos de rua modernos tipo “occupy”. A capacidade de mobilização hoje é enorme, desde que haja motivação. E motivação não falta.

Uma das grandes realizações desses 13 anos de PT foi despertar politicamente a elite brasileira, que, desde a injuriosa campanha presidencial de 2014, saiu de sua vida murada para dar vida às ruas com reivindicações que são as mesmas da grande maioria da população —governos dignos e eficientes. O PT e as esquerdas em geral cometem erro enorme ao subestimar e provocar essas elites. Todas as pesquisas de opinião mostram que patrões e trabalhadores pensam muito parecido em relação ao governo Dilma-Lula— não só o reprovam como querem sua destituição.

No mês mais excitante de nossas vidas políticas, os acontecimentos se sucedem com choque e pavor, força e frescor.

O Antigo Regime treme. O povo cerca os Poderes e os poderosos. O gigante novamente acordou. Ninguém dorme.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Revolta de março encurrala governo

  1. Sergio Silvestre

    Olha,se mandar alguem tomar naquele lugar,e outras palavras meio que besteirentas fossem fonte para a oposição ficar estarrecida,imagino que se o Moro colocar escutas em todos telefones de politicos(e sera que já não tem?)e depois os mandassem para a globo,ia ser uma delicia ouvir,desde espasmos de orgasmos,juras de amor de homem pra homem,encomenda de pó,orgias ao vivo.
    Quem espiona o que acontece entre quatro paredes está disposto a ouvir de tudo,ou presidente não pode mandar alguem tomar no ..c.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.