14:32Aos senhores ministros do STF

Carta enviada aos ministros do STF pelo advogado Pedro Frederico Caldas

Excelentíssimos senhores ministros do Supremo Tribunal Federal:

Por mais de quarenta anos advoguei, ensinei Direito, escrevi livros jurídicos, publiquei artigos. Vi muita coisa acontecer no Brasil. Vi Adauto Lúcio Cardoso renunciar a essa suprema magistratura para ficar em paz com a sua consciência. Bons tempos. Desde os bancos acadêmicos, acompanhei julgadores como Nelson Hungria, Hanneman Gumimarães, Victor Nunes Leal, Orosimbo Nonato e muitos outros que traçaram uma trajetória luminosa nessa alteada última instância. Nessa corte onde repousa as últimas esperanças do povo brasileiro, ouvi e assisti votos inesquecíveis de seu Decano e de muitos outros que escreveram e estão escrevendo a crônica majestosa desa Casa.

De uns tempos para cá, assisti, estarrecido, insinuações contra alguns de seus membros. Dei-lhes, sempre, o benefício da dúvida. Nunca acreditei que homens alçados ao Olimpo jurídico se agachassem àqueles que os nomearam, como era insinuando corum populo. Sempre achei que cada um cuidaria de sua biografia e faria um cordão sanitário em torno da honra não só pessoal como da Casa como um todo. Não posso admitir que alguém, despindo-se de toda e qualquer dignidade pessoal,  tenha assumido compromissos espúrios para ser alçado a ministro. Sempre considerei que, quem reúne as condições de tal mister, preferiria continuar a lida jurídica do dia-a-dia a apequenar-se perante si próprio e perante a Nação.

 Quando do episódio envolvendo o senador e líder do governo no Senado, os senhores ministros puseram-se em brio e mandaram prender a quem ousava afirmar que houvesse, na Corte, pigmeus morais. Aplaudi a justa reação dessa Corte e disse aos meus filhos – todos advogados -, que não desertassem da esperança, pois os ministros, esperados “varões de Plutarco”, sempre reagiriam à altura do momento histórico, por mais gratos que fossem à mão que os alçou. Primeiramente, porque desfrutavam de condições pessoais para tanto. No mais das vezes, estavam renunciando a uma situação financeira mais confortável, como notáveis advogados que eram, para fazerem parte da história de uma instituição da mais elevada missão e do mais alteado respeito.

 Agora, assisto duas situações afrontosas a essa Corte. Na primeira, um ex-presidente, soterrado pelas mais evidentes suspeitas de atuar criminosamente contra a República, reivindicar um cargo ministerial com o evidente propósito de fugir à jurisdição de uma juiz probo e competente, para, corum populo, se colocar, segundo sua míope e corrupta visão, sob a proteção dessa corte. A segunda, a gravação em que um ministro de Estado, promete ao assessor do senador já referido, jogar o peso e a influência do governo para fazer com que essa Corte o livre da prisão e impeça uma delação premiada que é, a todas as luzes, de interesse público. Esse ministro, com a maior desfaçatez, nomina o Presidente dessa Corte como uma pessoa sujeita a pressões indecorosas para fazer parte da trama que livraria o governo da inconveniência da delação a ser abortada.

 Todos nós esperamos dessa corte e do ministro nominado uma reação que os resgate da suspeição proclamada na conversa desse lamentável ministro. Esperamos também que os senhores ministros se coloquem e coloquem a instituição em brios para dizer ao ex-presidente, que parece não ter noção do que significa respeito próprio, que essa casa não é um valhacouto de corruptos.

 Espero sinceramente uma reação à altura da biografia de cada ministro e da alma brasileira para que eu possa continuar a dizer aos meus filhos que essa Corte continuará confiável e será, sempre, a última trincheira da ética que anima o nosso povo, sofrido e trabalhador.

Compartilhe

12 ideias sobre “Aos senhores ministros do STF

  1. TOLEDO

    Coxinha, é sempre Coxinha. Não importa a idade. Acorda, vai caçar piolhos, a verdade não é sua propriedade. Acorda seu Frederico, vai na missa rezar pelo Moro. A democracia é isso mesmo, mas não podemos só concordar, acorda magnata, vai na Vila Fuck tomar um rabo de galo. Com todo o respeito, não nos chame de idiotas. Eu tambem espero sineceramente que os Coxinhas respeitem mais quem não pensa como eles.

  2. Sergio Silvestre

    O titio do CORUN POPULO,nós pobres não sabemos que é isso ai não,mas sua opinião sobre o Lula o Vila ontem esbravejou isso também,alias foi mais veemente que o sr.
    Mas de corun populo em corun populo o Brasil vai indo enquanto muitos velhotes chatos vão desaparecendo,outros se enclausurando em seus bunkers que quando for aberta a porta só terá esqueletos.
    Mas sua mensagem ai vai soar tanto igual quando alguém morre em relação ao Universo que não se dará conta disso.

  3. carlos eduardo

    Toledo ou Toledando ? Diga qual é a verdade ? Sugiro que faça uma sociedade no seu trabalho com o Lula, para ver que em menos de 1 mês estará falido, seja pela incompetência do sócio, seja pelo desvio de recursos. Vá visitar a Venezuela, Bolívia e veja o que nos aguarda.

  4. Mito

    Toledo, eu poderia aqui escrever um longo e trabalhoso texto mostrando todos os atos e fatos que demonstram que a sua verdade é torpe e irreal; poderia apresentar-lhes a fatos históricos fartamente documentados e reconhecidos que provariam que suas ideologias fracassaram.
    Mas isso seria como dar asas a quem não quer voar; seria como dar roupas a quem optou ficar nu; seria como tirar a venda dos olhos de quem não quer enxergar.
    A lavagem que o alimenta – corpo, alma e intelecto – lhe basta e pronto.
    Portanto, com todo respeito, você é um idiota! Simples assim, pra ficar fácil de você entender.

  5. Estatística

    Sinto muito, Dr. Pedro, mas eles ganham muito pouco para a responsabilidade que carregam. Coitadinhos necessitam completar o orçamento, então… Quanto à reputação, honestidade, ética e tudo aquilo que nós, cidadão comuns, nos esforçamos para manter, a eles já não mais interessa: alcançaram o Olimpo da profissão e, como deuses distribuem suas benesses. Não custa nada para eles.

  6. Ulysses V Santos

    Honestamente, eu ainda quero crer na integridade do pleno do STF que, neste momento, não pode e não deve, sob pena de comprometer o futuro do Brasil, ser puramente legalista ou ingênuo (Ministros do STF não tem o direito de ser tecnicistas ou ingênuos). O que está ocorrendo é notório para qualquer cidadão não comprometido com o partido. Mais que isso, é evidente para qualquer cidadão com um mínimo de consciência e de visão política. A corrupção é o mal maior de qualquer sociedade e , nos níveis atuais, absolutamente fatal para o Brasil e para os brasileiros. Precisa ser enfrentada com coragem e determinação. Se não somos um país de “coxinhas”, e não somos, não podemos nos transformar num país de bolores. Parabéns ao autor. Com a palavra o STF.

  7. TOLEDO

    Silvestre, a intolerancia e a cegueira dos curitibocas é digna de registro. Elegeram o Piá de Prédio no Primeiro Turno e agora nem se lembram dele e nem que foi pelos votos deles que ele esta aí. Claro o Requião não servia, porque o Requião fala dos Pobres. Para os curitibocas. só a Vila Pinto, e olhe lá.

  8. leandro

    Eu se fosse a Dilma, graças não sou, colocaria o Lula no Ministério da Justiça, um de seus filhos na Diretoria da Policia Federal e quem sabe com tudo o que eles , e aí nada a ver nós e eles, considerando o poder que Lula deseja ter, colocaria outro filho no lugar do Sergio Moro, claro que todos com assessoramentos do restante da família.

  9. Nilo Sergio Nogueira

    Temos brasileiros que além de saber o que fala, diz publicamente o que sabemos é queremos. Parabéns ao advogado Pedro Frederico e VIVA NOSSO STJ última instância não corrompida de nosso país.

  10. GILDASIO Santos BEZERRA

    Lí. Fred. Não poderia ter sido outro, o autor dessa carta: o Fred que conheço, desde o tempo de nossa adolescência em Itabuna, Bahia. Lá se vão mais de cinquenta anos. Nesse tempo transcorrido, ele mudou. Digo melhor: nós mudamos; porém, para melhor sucessivamente. Não regredimos na ética. Acrescentamos nela sob a mesma base do meio de nossa origem familiar. Somos baianos de pau que não nasceu torto. Eu já disse aos meus filhos e está dito nessa carta que ele também já disse aos seus filhos o valor moral da ética para o Juiz, notadamente até se chegar ao Juiz supremo. É em juízo que se deve encontrar a última trincheira da cidadania em padrão ético. Fred, esse Fred que identifico aqui foi muito feliz, ao redigir tamanha carta aos Ministros do Supremo tribunal Federal. Parabéns¹

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.