9:28Keith Emerson, adeus

Da Folha.com

Morre Keith Emerson, tecladista do Emerson, Lake and Palmer, aos 71

Keith Emerson, fundador e tecladista da banda de rock progressivo Emerson, Lake and Palmer, morreu na quinta-feira (10), de acordo com anúncio de sua mulher, Mari Kawaguchi, na sexta (11). Ele tinha 71 anos.

Kawaguchi disse que encontrou Emerson morto por volta da 1h30 de sexta, na residência do casal, em um condomínio de Santa Monica, na Califórnia. Ela não apontou a causa da morte.

Segundo informações do site “TMZ”, Emerson foi encontrado com um ferimento na cabeça causado por arma de fogo. Ele sofria de uma doença degenerativa na mão direita que o impedia de usar todos os dedos para tocar teclado, diz o veículo, que sugere a hipótese de suicídio.

“Keith era uma alma gentil cuja paixão pelo teclado continuará inigualável por muitos anos”, comentou o baterista Carl Palmer, em nota. “Ele foi um pioneiro e um inovador cuja genialidade musical nos tocou a todos no mundo do rock, do clássico e do jazz.”

Segundo Kawaguchi, Emerson era capaz de compor mesmo sem instrumento algum.

“Ela era simplesmente natural. A música estava em sua cabeça sempre”, disse. “Mesmo quando estava dormindo, eu poderia dizer que estava pensando em música.”

Emerson, Palmer e o vocalista e guitarrista Greg Lake foram gigantes do rock progressivo nos anos 1970, e seis álbuns receberam disco de platina. Ao lado de Pink Floyd, Moody Blues e Genesis, deixaram de lado a ênfase em canções curtas com batidas agitadas, e criaram álbuns com ritmos complexos e acordes intrincados, inclusive adotando orquestrações da música clássica e do jazz.

Emerson nasceu em Todmorden, na Inglaterra. No fim da adolescência, tocava em clubes de jazz e blues em Londres. Teve participação na formação de um dos primeiros grupos de progressivo, Nice, antes de se juntar a Lake e Palmer em 1970. Com eles, estreou no Isle of Wight Festival, evento que tinha ainda Jimi Hendrix e The Who.

Embora fosse um sucesso de público, o trio foi criticado por dar corpo à pompa e à auto-indulgência, em contraste com supostos valores adotados por roqueiros. Com o movimento punk na metade dos anos 1970, a banda se tornou alvo de grupos como os Sex Pistols.

O trio se desfez em 1979. Doze anos depois, se reuniu e, novamente, acabou. Em 2010, fizeram a última turnê juntos.

Emerson estava compondo e trabalhando com orquestras internacionais, incluindo Japão e Alemanha.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Keith Emerson, adeus

  1. Peter Zero

    Presenciei um show no teatro Guaíra, não tocaram C’est la vie, paciência Iracema. Emerson estará juntinho de nosso senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.