6:27O discurso dos salvadores da pátria

por Claudio Henrique de Castro

Os pagãos habitavam as aldeias ou “pagi” e não seguiam o cristianismo na colônia romana Lusitânia no século III depois de Cristo.

A Lusitânia se transformou em Portugal, que colonizou o Brasil e nos dotou da religião oficial do Cristianismo até 1890, quando foi revogada pelo Decreto 119A.

Para alguns, os partidos políticos são como ordens religiosas.

Assim, teríamos poucas diferenças entre a religião e a política, exceto pela racionalidade, nascida do Iluminismo do século XVIII.

Apesar disso, temos o discurso político sem sentido racional, a sedução do eleitorado por campanhas publicitárias, a sucessão de imagens, as frases de efeito.

Essas armadilhas do discurso se constroem a ponto de não se entender ou questionar o conteúdo, mas apenas admirarmos imagens e reverenciarmos ídolos.

Com senso crítico e observação é que podemos entender essa hipnose coletiva, em resumo, a criativa enganação do povo.

As habilidades discursivas de políticos são idênticas às habilidades de líderes religiosos mal intencionados. Prometem milagres e curas dos males coletivos, da saúde, da educação e, finalmente, o contato com Deus. No caso da política eles são os próprios deuses, que por feitos sobre-humanos e miraculosos alcançam o poder e, por isso, merecem reverência e, talvez por isso, devem ser chamados de “Excelência” e não podem ser tidos como “cidadãos comuns”.

Tanto os discursos de esquerda, de centro ou de direita se valem dessas práticas. Saem uns, entram outros, mudam-se os atores e permanece o discurso da salvação local, regional ou nacional.

São os salvadores ou as salvadoras da pátria que se apresentam como santos, intocáveis, pessoas acima do bem e do mal e das leis.

Neste momento de instabilidade econômica e política, aparecem novos e velhos “líderes”, cada qual com habilidades oratórias, uns mais exaltados, outros com ares de sábios, todos com a mesma finalidade: conquistar postos ou se manter no poder.

A lógica não existe nesses discursos. Em regra são amontoados de frases, recheadas de historinhas engraçadas ou passagens que ensinam sabedoria popular elementar.

O mundo real é bem diferente do discurso.

É tempo de se avaliar a coerência dos discursos políticos.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O discurso dos salvadores da pátria

  1. Sergio Silvestre

    Puxa vida hein,eu me preocupo com tudo isso,até com os dez contêiner de trastes do Lula,e o apto de 42 mIlhões do FHC.
    Toda essa preocupação nossa se acaba em poucos anos,assim como os amontoados de trastes e as dezenas de imoveis que ficaram para a posteridade.
    Ontem enterramos um amigo,que foi quase colega de infância do Alvaro Dias,o seguiu por toda sua vida,o defendia em todos os lugares e quando ele fechou os olhos,seu amigo de infância hoje mais preocupado com politica costuras e seus inúmeros bens,nem foi no seu enterro,deve ter mandado somente os pêsames.A vida é assim,a gente luta por alguem que as vezes é melhor nem conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.