10:43Agora é cinza…

O PT completou ontem 36 anos de existência. Por ironia do calendário, a data caiu na Quarta-Feira de Cinzas. O partido fez aniversário em clima melancólico, como quem se despede do Carnaval. (Bernardo Mello Franco)

A Quarta-feira de Cinzas

O PT completou ontem 36 anos de existência. Por ironia do calendário, a data caiu na Quarta-Feira de Cinzas. O partido fez aniversário em clima melancólico, como quem se despede do Carnaval.

Embora continue no poder, o petismo continua a sangrar com a Lava Jato e a impopularidade de Dilma Rousseff. Depois da folia, terá que enfrentar ameaças de deserção no Congresso e em sua base sindical.

O primeiro risco será aberto pela chamada janela da infidelidade. A partir da semana que vem, os políticos terão 30 dias para mudar de partido sem perder o mandato. Pelas negociações em curso, o PT pode ser a maior vítima do troca-troca.

No ano passado, a legenda já perdeu quatro deputados federais para siglas novatas -um para a Rede Sustentabilidade e três para o exótico Partido da Mulher Brasileira. Agora a pressão virá de centenas de candidatos a
prefeito que temem perder as eleições municipais por causa do desgaste do petismo. A janela será a última chance de mudar de sigla antes de outubro.

O segundo risco de deserção está ligado à nova agenda econômica da presidente. Dilma prometeu apresentar em breve uma proposta de reforma da Previdência, incluindo a exigência de idade mínima para a aposentadoria de servidores.

A medida é mais que necessária, mas abrirá uma nova frente de atrito com as bases petistas. Até a CUT, sempre pronta a defender o governo, ameaça se rebelar.

Sob fogo cerrado da Lava Jato, o ex-presidente Lula se limitou a registrar o aniversário do PT com um vídeo divulgado na internet. Na gravação, ele faz uma referência rápida a “erros” do passado e evita comentar o noticiário que o envolve.

O maior líder petista parece abatido. No fim do vídeo, ele diz uma frase reveladora sobre o momento da sigla que fundou em 1980: “Vamos torcer para que quando estivermos comemorando 37 anos estejamos mais fortes do que estamos hoje”.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

10 ideias sobre “Agora é cinza…

  1. Sergio Silvestre

    36 anos,veja bem,teve mais acertos do que erros,é o partido com o menor numero de políticos cassados,com todo esse rebuliço da lava-jato é o que tem menos políticos sendo indiciados.
    Xingam se esgoelam com o Lula e a Dilma,mas nada comprovam de que eles tiveram alguma coisa com a roubalheira que esta instalada no Brasil desde 1500.
    Estranho é que só agora no governo do PT e que as instituições estão tendo condições de investigar,por que antes era como o TJ do Parana,os roubos aconteciam e eles acobertam.
    Nunca vimos num governo tanta gente sendo indiciada,sobra até para governadores antes dotados de extrema (sic) probidade e hoje estão no olho do furacão.
    Hoje vemos desnudados até na imprensa como foi a relação incestuosa da veja com o Carlos Cachoeira e a Globo com a mafia da FIFA e CBF.
    Eu sempre achei que a perseguição e até a deposição da presidente,seria necessário para que se mude o poder e uma nova casta politica coloca uma pedra em cima de tudo para voltar como antes.
    Isso como não tinha nenhuma base moral,resolveram esperar até 2018,mas tem um problema,Lula,então temos que destruir o sujeito,por que o estabelechiment não aguenta mais um governo PT.
    Esse é o medo daqueles que deitavam e rolavam no Brasil,o medo que sejam descobertos,a lava jato era para derrubar o PT,mas não é para derrubar toda a facção criminosa que manda no Brasil.
    Não sei o que vai acontecer,eles estão aflitos e o Juiz Moro está sendo cobrado pela demora.Prendem logo o Lula,acabem com ele senão………….

  2. leandro

    Tem gente do PT ou a ele ligado esqueceram a forma e cumprimentar e estão batendo no peito e dizendo ,,,, “vitória na guerra….”, como aparecem na TV nas novelinhas da Globo

  3. Franco

    Troquem os termos “PT”, “Lula” e “Dilma” por COLLOR , FUJIMORI, MUBARAK, FERDINANDO MARCOS ou IDI AMIN e o comentário do Silvestre ficará atemporal e internacional…
    Um clássico, eu diria…

  4. Sergio Silvestre

    Toledo que você acha,o Leandro não seria o próprio Zé Beto,como eu acho que um tal de Juca é o Fabio Campana e um tal de Zé Ruela é o Claudio Osti.

  5. TOLEDO

    Silvestre, eu acho que o Leandro, deve passar mertiolate e assoprar para o ZB. Ele é muito prestimoso, ele parece o Batista da Escolinha do Raimundo. Eu acho que o Leandro é aposentado do TC, e deve embolsar uns 35.000 por mes. Com isso ele paga facil a mensalidade do Curitibano e do Graciosa Country, onde ele faz sauna com o Piá de Prédio.

  6. cético

    Acompanhei o surgimento do PT no Paraná e lembro que tinha grande simpatia a indignação dos petistas de outrora que ficavam indignados com os “analfabetos políticos” que votavam em políticos como o Malluf, alegando motivos do tipo: “rouba, mas faz” ou “não provaram nada contra ele”.
    Atualmente vejo o Silvestre repetir as mesmas argumentações da militância Mallufista para defender o PT.
    A única diferença entre a militância Malufista de outrora e a militância Petista de hoje é que o “rouba mas faz” foi substituído pelo “rouba, mas rouba menos”.
    O “não provaram nada contra ele” continua o mesmo, ainda que as evidências sejam ululantes a qualquer um que tenha mais que 2 neurônios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.