16:40Dirceu Krüger, uma estátua para a lenda viva

Do Paraná online:

Torcida do Coritiba alcança meta e Dirceu Krüger terá estátua no Couto Pereira

O torcedor do Coritiba já pode marcar na agenda um compromisso para 24 de fevereiro. Na data que marca os 50 anos da chegada de Dirceu Krüger ao clube, será inaugurada a estátua em homenagem ao Flecha Loira no Estádio Couto Pereira. A arrecadação coletiva lançada em novembro do ano passado para erguer o monumento alcançou, na noite de quarta-feira (27), a meta de R$ 140 mil.

Conselheiro alviverde e um dos organizadores do movimento Estátua Krüger, Gabriel Zornig celebra a marca. “Estamos muito felizes. Isso mostra mais uma vez a força da torcida do Coritiba, seu engajamento com o clube. É um projeto da nação alviverde para o seu maior ídolo e temos muito orgulho e felicidade em poder dizer que estamos homenageando o Krüger”, afirma.

Segundo Zornig, apesar de já ter atingido a marca, as arrecadações seguem até o final desta sexta-feira (29) – às 12h30 desta quinta-feira (28) estava em R$ 141.336. O montante excedente será destinado ao espaço Krüger no Couto, que hoje abriga o alojamento das categorias de base.

Emocionado, o Flecha Loira dedicou algumas horas da manhã desta quinta-feira (28) para agradecer as pessoas que ajudaram no projeto, entre torcedores e funcionários do clube. O ídolo revelou que esperava a conclusão da arrecadação, mas nem por isso ficou menos emocionado. “Estou muito grato com a nação coxa-branca e com todos que colaboraram. Eu tinha certeza que a torcida ia colaborar, que isso chegaria ao ponto final. Estou muito feliz”.

Krüger chegou ao Coritiba no dia 24 de fevereiro de 1966, vindo do Britânia, e desde então mantém um trabalho ininterrupto no Alto da Glória. Logo no começo da jornada no Coxa, o Flecha Loira honrou o investimento: marcou gol nas oito primeiras partidas em que jogou. Com a camisa do Coritiba, foram seis títulos paranaenses (1969/1971/1972/1973/1974/1975) e o Torneio do Povo de 1973. No título brasileiro de 1985, Krüger era auxilar do treinador Ênio Andrade. O Flecha Loira também é o segundo técnico que mais comandou o Coxa.

Imagem

A imagem escolhida para eternizar o ídolo alviverde é emblemática. Apesar de não ter um registro preciso de quando e como foi registrado o momento, o Grupo Helênicos, que se dedica a registrar a história do Coritiba, atribui a fotografia ao ano de 1973. Porém, a pose ganhou destaque na década seguinte, com a confecção de uma bandeira, feita pela torcida, com a imagem.

O clube prepara, em conjunto com a comissão criada para arrecadar a verba para a obra, a cerimônia de inauguração da estátua, que ficará em um local a ser remodelado em frente ao portão dois do Couto Pereira, projetado pelo arquiteto coritibano Daniel Artigas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.