14:09Sobre pesca e pescaria

A trombada entre a deputada estadual Maria Victória (PP) e Marcia Fruet, mulher do prefeito Gustavo Fruet e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), por causa do Bolsa Família, teve um complemento de humor venenoso hoje depois da prisão do tio de Maria, Juliano Borghetti. Ele é acusado pelo Gaeco de participar de um esquema de corrupção na Secretaria de Educação. Se ontem a discussão era sobre o velho clichê de dar o peixe ou ensinar a pescar, nesta terça-feira, no Centro Cívico, tinha gente querendo saber se do lado da família Barros ninguém percebeu que o tio dela estava arrecadando dinheiro em “pescaria pra lá de suspeita”. 

Do blog Caixa Zero, de Rogério Galindo, na Gazeta do Povo

Maria Victoria defende corte no Bolsa Família e Marcia Fruet rebate no Facebook

A deputada Maria Victoria (PP) escreveu um texto defendendo a decisão de seu pai, o deputado federal Ricardo Barros (PP) de cortar R$ 10 bilhões do orçamento de 2016 dedicados ao Bolsa Família. Barros, que é relator geral do orçamento do ano que vem, anunciou que vai manter o corte, apesar das várias reclamações, inclusive da presidente Dilma Rousseff (PT).

O artigo de Maria Victoria, publicado em um blog, apela para a velha analogia do “dar o peixe e ensinar a pescar”.

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome afirma que 72% da população adulta beneficiada pelo Programa possui renda declarada, seja com emprego de carteira assinada ou com trabalho no mercado informal. O cartão Bolsa Família funciona como complemento de renda, ou seja, é demagogia dizer que as pessoas beneficiadas voltarão à miséria.”

A deputada também afirma que só quem sairia perdendo com a redução do programa seriam os políticos petistas:

“Significa somente que o PT perderá parte de seu eleitorado, amarrado e costurado por assistencialismo, populismo puro. Ao invés de dar condições dessas pessoas se capacitarem profissionalmente, e assim, caminharem com as próprias pernas, o Governo faz com que elas fiquem na dependência de tal benefício.”

O texto foi prontamente respondido via redes sociais pela primeira-dama de Curitiba, Márcia Fruet, que é presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS)

“Escrevi um textão, na esperança de que essa moça pudesse entender a importância da complementação condicionada de renda, da permanência das crianças na escola, da possibilidade de acesso aos programas de profissionalização, como o Pronatec, da dignidade de escolher o que comer e não aceitar, sem opção, uma cesta básica. Mas, depois deste texto raso, sem conteúdo, sem argumento, recheado de lugares-comuns, estou convencida de que seriam palavras jogadas ao vento. Ou seja: a indignação venceu minha esperança!

Marcia termina sua postagem citando o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. “Dizem que temos que ensinar a pescar, não dar o peixe. Mas, quando já lhes tiraram o anzol, o barco, a vara, é preciso, sim, dar o peixe.”

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sobre pesca e pescaria

  1. antonio

    E tem mais, o seu pai Deputado Ricardo Barros votou contra a abertura do processo do Eduardo Cunha.
    Qual seria a sua explicação? Que ele é inocente, que não existem provas? Tem horas que o melhor mesmo é ficar calado dona Maria Victoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.