18:19Justiça dá 72 horas para Richa se manifestar sobre contratação de policiais

Da assessoria de Comunicação da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa

O juiz Mário Dittrich Bilieri, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, deu prazo de 72 horas para que o governador Beto Richa (PSDB) se manifeste na ação popular protocolada pela bancada deoposição que acusa o tucano de mentir em propagandas institucionais.

Em propaganda veiculada na televisão, rádio e internet, o governo informa que “10 mil novos policiais foram contratados” entre 2011 e 2014. Entretanto, relatório da Secretaria de Segurança Pública sobre a movimentação de pessoal no quadriênio obtido pelo deputado Nereu Moura (PMDB) mostra que foram contratados 7.033 policiais, sendo que o aumento real do efetivo foi de 3.439 homens e mulheres considerando que 3.594 policiais deixaram as corporações.

Ao comentar a ação popular protocolada pela oposição, em reportagem da Gazeta do Povo, a Sesp reconheceu que não alcançou as 10 mil contratações e que o governo mentiu nas propagandas institucionais. De acordo com a reportagem, “a secretaria afirma que o atraso [na contratação dos policiais] se deveu a questões burocráticas” e que “contratará servidores para a Polícia Científica e papiloscopistas e escrivães para a Polícia Civil, superando a meta de 10 mil homens.”


oposição sustenta que a propaganda enganosa viola os princípios da legalidade, moralidade e publicidade e pede que os gastos realizados com o anúncio sejam devolvidos ao erário. Os deputados ainda pedem que o governador e os secretários de Segurança Pública e Comunicação do Paraná, Wagner Mesquita e Paulino Viapiana, devolvam ao erário os gastos realizados com a publicidade e que o Ministério Público investigue o caso, tendo em vista indícios de prática de improbidade administrativa.

Compartilhe

5 ideias sobre “Justiça dá 72 horas para Richa se manifestar sobre contratação de policiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.