17:53A cartilha do PT

por Bernardo Mello Franco

O PT divulgou uma cartilha com ataques ao juiz Sergio Moro, aos procuradores da Lava Jato e à imprensa. O texto mostra que o partido não aprendeu com o mensalão. Em vez de apresentar uma defesa convincente, insiste em negar fatos e se dizer vítima de perseguição.

O texto afirma que “o PT nasceu contra a vontade dos poderosos e, por isso, sempre foi perseguido e caluniado”. O discurso poderia funcionar nos anos 80, quando os petistas vendiam estrelinhas e camisetas para financiar suas campanhas.

Para engoli-lo em 2015, seria preciso ignorar a aliança do partido com bancos alimentados por juros altos, frigoríficos alavancados por empréstimos camaradas e empreiteiras abastecidas pelo petrolão.

A cartilha afirma que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “abriu as portas da política para o poder econômico”. É uma distorção em dose dupla. As portas já estavam abertas há décadas, e continuaram escancaradas nos governos do PT.

Em outra passagem, os petistas culpam FHC pela ruína da Petrobras, mas adotam a tática do “esqueçam o que escrevi”. Há seis meses, o PT prometeu expulsar os filiados condenados na Justiça por corrupção. Agora, sai em defesa do “companheiro” João Vaccari, condenado a 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Entre críticas à Lava Jato e ao juiz Moro, a direção do PT diz “lamentar” que “todo o esforço para investigar e punir os desvios ocorridos na Petrobras” corra o risco de ser “comprometido” por abusos de autoridade e falhas processuais. O lamento é tão sincero quanto a torcida de um palmeirense pelo título do Corinthians.

*Publicado na Folha de S.Paulo

A cartilha também diz que “no fim da linha está o objetivo de cassar o registro do partido, como ocorreu em 1947 com o antigo PCB”. A comparação ofende a memória dos comunistas da época, como Jorge Amado e Carlos Marighella. Eles foram perseguidos e cassados por suas ideias, não por receber pixulecos.

4 ideias sobre “A cartilha do PT

  1. Beto

    Para fechar a noite, fiquem com Deus.

    “Por isso é que, quando me perguntam se alguém é comunista por burrice ou por maldade, respondo que é por uma união indissolúvel das duas coisas. Nada emburrece mais do que o esforço contínuo de camuflar a própria maldade sob um travesti de inocência ofendida. E ninguém se dedica a esse esforço com mais persistência do que os comunistas.”
    Olavo de Carvalho

  2. Fausto Thomaz

    Nesse caso eu acho que a burrice vence a maldade, vejam a Dilma, um boneco de ventriloco do Lula, mais burra impossível

  3. TOLEDO

    Nossa Beto, voce não quer se filiar aos Coxinhas do Batel. O Leandro é que comanda as reuniões. Voce gosta de ver coxinha pelado na Sauna. O Leandro cordena as inscrições para ver o teu chará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>