8:35A falência do modelo populista na economia

Do economista Raul Velloso na palestra que deu no fórum “Infraestrutura, uma saída para a crise”, promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP):

– O governo federal, que não tem condições financeiras para realizar os investimentos necessários em infraestrutura logística, deveria ser o maior interessado em atrair investidores privados para estas obras através de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou outro modelo. Porém, este mesmo governo hostiliza e amedronta estes investidores afastando esse capital das obras necessárias para o país.

– Desde 2003 o governo federal vem adotando um modelo econômico voltado para o consumo, em detrimento dos investimentos, e que já está completamente esgotado. Este modelo foi um “tremendo tiro no pé”, pois com a economia crescendo menos, a máquina pública arrecada menos e consequência direta disso é a crise fiscal em que o país se encontra atualmente. A despesa pública não consegue diminuir. O investimento público não tem espaço para crescer, 74% do gasto da união é uma gigantesca folha de pagamento.

– A hostilidade do governo ao investimento privado é reflexo do populismo adotado nos últimos governos. O PT age como se o setor privado fosse um departamento do governo, então ele quer mandar ‘faça isso’, ‘tenha prejuízo’, e não pode ser assim”, avalia. Nesse contexto, um dos piores aspectos e o “populismo tarifário”, no qual o governo obriga a iniciativa privada a praticar preços abaixo do custo para manter a opinião pública favorável.

– O custo do populismo pode ser quantificado quando se analisa o quanto a Petrobas poderia ter lucrado se não tivesse adotado a política de congelamento de preço dos combustíveis. Se tivesse praticado preços realistas, a estatal teria um impacto positivo de R$ 60 bilhões.

– Para sustentar essa política de redução de tarifas, o governo promete aos investidores empréstimos subsidiados de grandes bancos públicos, como o BNDES. Ocorre que agora esse dinheiro se esgotou e a conta ficou a cargo de toda sociedade.

Compartilhe

2 ideias sobre “A falência do modelo populista na economia

  1. Sergio Silvestre

    Mais outro economes que fala pra meia duzia entender e não acontecer bosta nenhuma,aliás,não sei pra que serve cientista politico,desembargador,conselheiro de TC ,Neto e comentarista de economia.

  2. GUMERCINDO SARAIVA

    BELEZA. Qual foi a sugestão ou proposta que o ilustríssimo guru fornece para resolver o pedágio no Paraná ? Só faltou chamar o Lerner e sua ” troupe ” de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.