10:29Sobrou grana?

A OAB do Paraná informa em texto sobre o Comitê  “De Olho na Transparência”:

Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) durante a última reunião do grupo mostram que há um superávit nas contas do governo desde o ano de 2010.  

Então, tem caroço no angu apresentado pelo governo do Estado. Confiram:

Foco do Comitê “De Olho na Transparência” será análise de receitas e despesas do governo do Paraná

 

O Comitê “De Olho na Transparência”, composto por representantes da OAB Paraná, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Economia (Corecon) e SESCAP Paraná, começa agora a realizar um trabalho com maior ênfase nas informações sobre despesas e receitas divulgadas no Portal do Governo do Estado do Paraná. Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) durante a última reunião do grupo mostram que há um superávit nas contas do governo desde o ano de 2010.

Os integrantes do Comitê De Olho na Transparência receberam no último mês de agosto representantes da equipe técnica do governo estadual que está desenvolvendo um portal da transparência mais acessível ao cidadão. O coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado, Gerson Luiz Ferreira Filho, e a secretária executiva do Comitê de Qualidade da Gestão Pública, Clecy Amadori, procuraram a Seccional para obter informações sobre o trabalho que o grupo vem realizando e solicitar sugestões para aprimorar o portal (relembre aqui)

“Vamos acompanhar de perto informações divulgadas no Portal do Governo e buscar mais detalhes, para entender o porquê de tantas dificuldades financeiras para cumprir suas obrigações e o motivo do aumento de tributos uma vez que há superávit nas receitas do Estado”, diz o economista Carlos Magno, do Conselho Regional de Economia do Paraná. A planilha do IBPT com gastos e arrecadação do Governo, entre os anos de 2010 e 2014, foi apresentada na última reunião do Comitê, que ocorreu no dia 25 de setembro, na sede do CORECONPR, em Curitiba.

O comitê dará sequência às ações para melhoria de informações nos portais do Tribunal de Justiça do Paraná, Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público do Paraná, Copel, Sanepar e Compagás, que já receberam ofícios do Comitê.

Os especialistas envolvidos no projeto constataram entre os problemas desses portais a dificuldade de acesso à informação sobre as remunerações, e a divulgação de rubricas remuneratórias genéricas, que não discriminam cada um dos componentes da remuneração do servidor.  “Outra dificuldade é a linguagem muito técnica e pouco prática para o cidadão comum, o que também já foi observado em relação aos demonstrativos de receitas e despesas”, esclarece o advogado Laerzio Chiesorin Junior.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CORECONPR

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.