14:47Desabafo de avô

por Nani Gois

Nós, os avós, erramos, minha filha e meu genro erraram, mas o maior erro foi da Polícia Federal e do governo brasileiro. E quem pagou a conta de todos esses erros foi minha neta de 16 anos.

Minhas filhas e netos moram todos na Inglaterra. A neta mais velha veio visitar o avô paterno que está um pouco ruim de saúde. Bom, chegou o momento de ela voltar pra Inglaterra, para sua casa. Embarcou em Curitiba rumo a São Paulo e quando chegou a hora de embarcar para Inglaterra, não pode entrar no avião por ser menor (aí nós erramos).

Minha neta não tinha autorização da mãe, só do pai. Tudo bem. Encaminharam a menina para a Polícia Federal. Chegando a uma sala, verificaram seus documentos e simplesmente disseram: “Vai lá fora. Pega um telefone, ligue pra sua mãe e mande-a enviar uma autorização do consulado brasileiro, de lá”. Como a Inglaterra tem outro fuso horário e a cidade dela fica longe de Londres, não daria tempo. Essa orientação foi absurda.

Minha indignação com o procedimento do Ministério da Justiça, da qual Polícia Federal faz parte, é com o pouco caso que tem com as pessoas. Pegam uma menor que não pode viajar sozinha e dizem que se vire, deixando uma adolescente sozinha chorando em um aeroporto imenso como o de Guarulhos.

Daí começa uma aventura danada para encontrar a menina. Liga para delegacia da PF, dizem que a menina não está; liga pra Policia Civil dizem que não está; liga pra companhia aérea, não se consegue falar com ninguém. Quem resolveu o problema dela foi uma amiga que mora na Inglaterra e conseguiu que ela viesse pra Curitiba, a casa dos avós.

Onde está a capacidade do estado de cuidar dos seus? Não tem nenhum telefone de suporte e querem ainda aumentar os impostos. Pergunto: para quê? Por estas e outras é que vejo tanta criança abandonada em nosso país. O estado não está nem aí para os seus. Isto é a lei de Murici, onde cada um cuida de si. Quando é pra pagar impostos, todos pagam.

Precisamos exercer nossa cidadania. Quando dizem que a Europa é Primeiro Mundo, digo que eles não nascerem Primeiro Mundo – eles fizeram ser. Nós também podemos conseguir este status, sendo honestos com nós mesmo, para sermos honestos com os outros também, e não querer levar vantagem em tudo, como diz a velha propaganda da lei de Gerson. Os tempos agora são outros. Evoluímos. Hoje não se pode mais fazer propaganda de cigarros… então, já que o estado toma conta de tudo, pode dar condições mínimas para os nossos cidadãos.

* Edevanir Moreno Gois, o Nani Gois, é fotógrafo profissional

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Desabafo de avô

  1. ô louco

    Era só ter planejado direito, consultado antes quem viaja ao exterior, a agência de viagens, o setor de embarque da Companhia Aérea.
    Ou seja, evitável.

  2. TOLEDO

    Pô meu, a nossa Policia Federal só trabalha para o Moro 77, aquele Deus ali da Av. Anita Garibaldi. Entendo a sua indignação por que também sou avô e já trabalho a 48 anos para pagar um pouco do Moro 77, do Piá de Prédio e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.