15:22A presidente e os bucaneiros

… Na prática o “Fora, Dilma” já ocorreu, pois a presidente deixou de governar. É uma náufraga à deriva em meio aos escombros do primeiro governo. Agarra-se a qualquer objeto que flutue lançado pelos bucaneiros que sustentam sua existência simbólica, enquanto despojam o segundo navio e acotovelam-se pelo timão… (Vinicius Torres)

Os piratas e a náufraga

 A disposição de sair à rua e protestar mantém-se firme, a julgar pelo público presente na avenida Paulista neste domingo. Já na avaliação da população brasileira, o quadro para Dilma Rousseff só fez piorar de abril para cá: 71% julgam ruim ou péssimo o seu governo; 8% o consideram ótimo ou bom; 66% querem o impeachment.

Na prática o “Fora, Dilma” já ocorreu, pois a presidente deixou de governar. É uma náufraga à deriva em meio aos escombros do primeiro governo. Agarra-se a qualquer objeto que flutue lançado pelos bucaneiros que sustentam sua existência simbólica, enquanto despojam o segundo navio e acotovelam-se pelo timão.

Dilma é útil aos piratas porque para ela e seu partido convergem os feixes das frustrações na República.

A condição material de vida da população vai piorar ainda mais nos próximos 12 meses. O monstro da corrupção na Petrobras e em outros ramos do Estado ficará mais visível. Esses poderosos vetores concorrerão para a cristalização da impopularidade da presidente e do PT.

É confortável, para aliados e adversários presos no labirinto de seu egoísmo, manter uma carcaça presidencial sobre a qual recai por inércia a culpa pelos estragos. Todos os outros atores podem se distanciar da responsabilidade, enquanto pilham o que resta da máquina do Executivo e oneram o futuro do país.

Nestes últimos dias a opinião pública se iludiu um pouco mais a respeito do caráter sacrossanto do impeachment. Arraiga-se a impressão de que haveria óbices incontornáveis na legislação para responsabilizar o presidente da República. Não os há.

A lei dos crimes de responsabilidade –nos itens sobre probidade e gestão orçamentária e financeira– é ampla o bastante para facultar a abertura do processo. O que existe é uma confluência de interesses políticos, cuja menor preocupação é preservar um mandato obtido nas urnas, a bloquear o caminho por enquanto.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “A presidente e os bucaneiros

  1. Sergio Silvestre

    Esse lixo foi publicado na folha de São Paulo?Esse texto parece uma discussão de advogados,e se ele quer explicar isso para o pedreiro,pintor etc assim eles não vão entender nada.
    Eles pensaram que é a sinopse do filme”piratas do Caribe’,mas ele está explicando essa baboseira para os coxinhas que protestaram ontem,então tá bom,são mais burros ainda.

  2. leandro

    A pirataria de hoje, pois falavam em “privataria”, é muito maior do que possamos imaginar, o resultado desse desgoverno que vem se arrastando e não é de hoje e muito menos na gestão da da Dilma, mas sim do Lula que vem como piratas saqueando a nau do povo brasileiro.
    Tudo que está sendo levantando, investigado e processado referente ao mensalão, petrolão, BNDES, Fundos de Pensão e recentemente Ministério do Planejamento deu o resultado na economia.
    Não adianta o pessoal do PT disfarçar dizendo que é uma crise mundial, porque não é e também nem é econômica, é uma crise moral.
    O Governo procura todas os meios para achar um culpado ou culpados, como sempre fez, só que agora a população acordou.
    Para disfarçar com o tal ajuste fiscal se olhamos bem só estão caindo no lombo do povo os impostos e preços governamentais que alimentam a crise e a inflação, agora mais uma: O Governo através do Ministério da Previdência e INSS , além das sacanagens já postas do corte do auxilio desemprego para alguns, corte de pensão, onde fica proibido alguém morrer cedo e outras, hoje se concretiza o não pagamento da parcela do 13º aos aposentados.
    Com tudo isso e mais o que vem pela frente tem gente que defende o governo que sequer teve a coragem de assumir seus erros e coloca nas costas dos outros como é bem próprio do PT.

  3. Ivan Schmidt

    Caro Zebeto, o artigo é do Vinicius Torres e não do Ricardo Melo, que escreve algumas páginas adiante e, ai sim concordo com o Silvestre: É um lixo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.