6:53Poupar cinismo

por Ruy Castro

O presidente Afonso Pena (1903-1906) achou pouco governar com sete ministérios e criou mais um: o da Agricultura. E olhe que, como se aprendia na escola, o Brasil era um “país essencialmente agrícola”. Getulio foi ditador com dez ministérios e presidente constitucional, com 11. Mesmo número com que Juscelino produziu “50 anos em cinco” -e, quando construiu Brasília, previu uma Esplanada dos Ministérios com 19 prédios, achando que chegariam até para o governante mais megalô.

Mas JK não contava com que, nos governos militares e civis que o sucederiam, alguns ministérios se dividiriam como amebas e outros se multiplicariam como coelhos, até chegarmos, com Dilma, ao mágico número atual -39 pastas. Isso pode explicar em parte a colossal ineficiência deste governo, notável até pelos padrões do PT -os ministros devem colidir nos corredores ao tratar do mesmo assunto.

Por exemplo, há o Ministério da Agricultura e o do Desenvolvimento Agrário. Por quê? Há o ministério da Defesa e o da Segurança Institucional. Há o do Planejamento e o de Assuntos Estratégicos. E, se há o da Justiça, o que faz o de Direitos Humanos? E, se há o de Direitos Humanos, para que servem o de Políticas para Mulheres e o da Igualdade Racial?

Há o Ministério de Cidades e há também o da Integração Nacional. Há o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e também o das Pequenas e Médias Empresas. E, se há o Ministério dos Transportes, para que servem o dos Portos e o da Aviação Civil? O ministro do Turismo é um engenheiro agrônomo. O dos Esportes é um pastor evangélico. O da Pesca é um filho de senador. E não ria, mas o Ministério das Relações Institucionais trata das relações com o Congresso.

Podem-se fechar 2/3 desses ministérios. Talvez não poupe muito dinheiro. Mas faria poupar em cinismo.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Poupar cinismo

  1. leandro

    Nunca na história desse país houve tanta bagunça e ministérios sem necessidade. Nunca na história desse pais tanta gente meteu a mão no jarro. Nunca nesse país o povo foi tão enganada.
    Quanto a estrutura do governo, a solução é: Primeiro fechar o governo. Segundo reinventar o governo.
    Então não é só acabar com 2/3 dos ministérios, pois 2/3 de na é nada.

  2. Clint Eastwood

    O número de ministérios nos escandaliza, e o número de leis não? E o número de recursos usados nos processos é aceitável? Tudo em Pindorama é em exagero, até a incompreensão do povo, ele é tolerante com a corrupção mas impaciente na fila da padaria, bem que este velhinho podia me dar a vez, o cara é aposentado mesmo. Assim se vive em Pindorama, a gente sempre arruma um jeito de reclamar, e ficamos só nisto mesmo. Ah o número de ministérios? Concordo, é outro dos nossos exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.