9:15O general e o sistema de comunicações críticas

Do jeito que veio:

O General Antônio do Santos Guerra, vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, fará no dia 13 de agosto, no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, uma palestra para a apresentar ao prefeito de local, Alexandre Kireff, a representantes do governo estadual e aos deputados federais paranaenses, o Sistema Nacional de Comunicações Críticas (Sisnacc), que é um projeto do governo federal com o objetivo realizar o compartilhamento das comunicações de órgãos como Forças Armadas, Polícia Federal, Polícias Civis dos Estados, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Receita Federal.

O Sisnacc, que está sendo desenvolvido pelo Exército Brasileiro, visa possibilitar o compartilhamento das comunicações de órgãos governamentais que lidam com comunicações críticas – aquelas que não podem ser interrompidas. O principal objetivo do projeto é que agentes de segurança e fiscalização possam se comunicar em tempo real e com baixo custo, possibilitando a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Hoje cada órgão usa um padrão de comunicação, o que dificulta a comunicação entre eles.

Numa ação de combate ao crime, por exemplo, policias civis e militares dos estados e Polícia Federal poderão trocar informações em tempo real, tornando o trabalho mais eficiente. O Sisnacc também será utilizado no monitoramento de grandes eventos, como já aconteceu na Copa do Mundo realizada no Brasil. O Sistema também estará presente durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano.

Para tanto, o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), tem buscado estabelecer parcerias com órgãos federais e estaduais ao longo dos dois últimos anos. Diversas agências já têm se beneficiado e atestado que se obtém economia e eficiência por intermédio dessa inciativa.

O SISNACC pretende facilitar a interoperabilidade entre os órgãos de defesa, segurança, fiscalização e repressão de modo a promover, para o cidadão, o aumento da sensação de segurança e serviços de emergência mais eficientes e, para o Estado, a racionalização dos investimentos em sistemas de comunicações de voz e de dados e maior eficácia na repressão de ilícitos.

O Sistema já está sendo testado na região metropolitana de Recife, no Mato Grosso, Paraná, Goiás e Piauí, Rio de Janeiro, Distrito Federal e também pela Força Nacional em ações em presídios.

Esta reunião em Londrina tem por objetivo discutir detalhes técnicos que possibilitem a implantação dos Sisnacc em todo o estado do Paraná.

 

Maiores informações sobre o projeto podem ser objetivas em sua página na internet no endereço www.sisnacc.eb.mil.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.