9:35Sinpes denuncia Faculdade Santa Cruz: contratação de professores foi feita para fraudar o MEC

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) informa:

A prática de mascarar informações para conseguir autorização, revalidação e o aumento do conceito dos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior é identificada, com frequência, em diferentes cidades do território nacional.

Na última semana o Sinpes recebeu denúncia de que diversos docentes foram identificados de forma fraudulenta nos seus respectivos regimes de contratação.

De acordo com o denunciante, em meados de 2014, havia no campus Mansur, no bairro Novo Mundo, um edital listando os nomes de todos os professores, as suas formações acadêmicas, titulações e cursos em que os mesmos ministravam aulas com informações totalmente dissonantes da realidade. Ali diversos docentes que constavam como prestando em serviços em regime integral, na realidade, eram meros horistas.

O velho procedimento de “maquiar” as informações estaria sendo adotado para que a instituição de ensino garantisse, junto ao Ministério da Educação, notas melhores de avaliação para efeito de revalidação dos cursos.

Caso a avaliação não fosse positiva perante o MEC, a Santa Cruz teria de suspender a realização do vestibular, reduzir o número de alunos e, até mesmo, fechar cursos. Para “evitar” esses problemas, esta instituição de ensino teria optado pela divulgação adulterada dos regimes de contratação do corpo docente. 

Com a documentação apresentada todos os cursos foram revalidados e, em maio de 2015, um novo edital foi divulgado, desta feita trazendo o real regime de contratação dos professores da casa.

A atitude adotada pela Faculdades Santa Cruz gerou a revolta de vários professores que se sentiram lesados por investirem na sua qualificação profissional e não terem tido a contrapartida em forma de reconhecimento pessoal, remuneração e perspectiva de ascensão na carreira condizente com seus currículos.

Diante desse cenário o Sinpes está apurando as denúncias para tomar as providências cabíveis a fim de evitar que, Instituições de Ensino Superior de Curitiba, utilizem, indevidamente, mecanismos que possam fraudar a avaliação de cursos realizada pelo Ministério da Educação.

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sinpes denuncia Faculdade Santa Cruz: contratação de professores foi feita para fraudar o MEC

  1. Wagner

    Essa faculdade há muito tempo tem que ser fechada, se o MEC realmente fosse sério jamais permitiria que o funcionamento da mesma e da sua filial no Sta Cândida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.