7:07Tá chegando a hora?

por Monica Bergamo, na Folha de S.Paulo

Derrota de Dilma no TSE em processo sobre campanha deixa PT em alerta 

A derrota dos representantes de Dilma Rousseff no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no processo em que o empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, é convocado para depor sobre a contribuição financeira que fez à campanha da presidente, em 2014, acendeu o sinal amarelo no PT. O resultado foi acachapante: os ministros rejeitaram os recursos, para que Pessoa não desse depoimento, por unanimidade.

PEDAL
Na avaliação de parte da legenda, o resultado mostra que o TSE pode ser um terreno até mais árido para Dilma do que o TCU (Tribunal de Contas da União), que analisa as “pedaladas fiscais” do governo. O tribunal eleitoral investiga irregularidades nas contas da campanha que podem resultar até na cassação do diploma de Dilma. O caso deve ser julgado até outubro.

PEDAL 2
Na conta do PT, dos sete ministros do TSE, três tendem hoje a votar contra o governo (Gilmar Mendes, Dias Toffoli e João Otávio de Noronha) e três a favor (Luciana Lóssio, Henrique Neves e Maria Thereza Assis Moura). O placar pró-Dilma no TSE estaria por um voto: o do ministro Luiz Fux, o que é considerado risco extremo para o governo, dado o histórico do magistrado no mensalão. Tido como voto a favor, ele surpreendeu e condenou todos os réus.

PEDAL 3
No caso extremo de cassação do diploma de Dilma, quando ela e o vice, Michel Temer, seriam afastados dos cargos, seria aberta a polêmica: o segundo colocado na campanha de 2014, Aécio Neves, assume, como já decidiu o TSE em outros processos (Roseana Sarney, por exemplo, ficou em segundo e assumiu o governo do Maranhão em 2009, depois que o tribunal cassou o então governador Jackson Lago)? Ou o TSE convoca novas eleições?

PEDAL 4
A hipótese de Aécio Neves assumir provocaria turbulência até entre os tucanos, em especial os também presidenciáveis Geraldo Alckmin e José Serra.

NOVO PACTO
Entre as hipóteses contempladas em Brasília, todas partem da premissa de que Dilma ou perde, ou divide ainda mais o poder.

NA LUA
O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Luís Inácio Adams, que também estaria de “saco cheio” do cargo, tem sinalizado nos bastidores que fica pelo menos até o julgamento das contas da presidente Dilma no TCU. A turbulência interna no órgão, com dirigentes deixando seus postos motivados por questões salariais, está ajudando o ministro a tomar a decisão de sair.

Compartilhe

4 ideias sobre “Tá chegando a hora?

  1. leandro

    Infelizmente o país estava oco e agora está podre. Só um fato: Se o Advogado Geral da União declara estar de “saco cheio”, imaginem a população como está !

  2. TOLEDO

    O meu saco esta em frangalhos de tanto ouvir merda desses coxinhas. Perderam as eleições e não se conformam. Todos os corruptos, viados, malandros, pilantras, desonestos, com nove dedos, são todos do PT. Nossa elite escrota, não se conforma. Essa Monica Bergamo, dorme com uma foto do FHC em baixo do travesseiro. O nosso Curitiboca Leandro, sonha com o Piá de Queijo. Vão dormir, vão. Quero ver vocês afinarem a voz quando a barra pesar.

  3. Zé Beto Autor do post

    não, toledo. tudo é do outro lado. aí, olhando a sabedoria dos dois lados, chegamos a um empate de imbecilidades.

  4. jota

    Tem gente por aí que não quer entender que não se trata de criminalizar o PT, o Lula, a Dilma simplesmente por questões partidárias , ideológicas e politicas. O que cem a tona e a população não aceita mais são as mentiras ditas por essa turma, onde enganaram o povo com promessas e ocultação da situação econômica do Brasil. Agora vem de novo o Lula dizer que a crise internacional é a culpada pelas condições em que o Brasil se encontra. Oras bolas, antes era uma “marolinha”, agora não é mais? Outro fato é uma voz constante nessa turma do PT em sempre procurar tirar dos seus ombros , os erros, a responsabilidade de ser governo e culpar alguém. Eles esquecem que além de errarem sob o ponto de vista administrativo, econômica, onde venderam o país para os partidos com objetivo de manter a maioria no Congresso, também esconderam toda essa corrupção, que foi descoberta com o mensalão e agora com a bandalheira na Petrobrás. Então querem o que? Aplausos. Não vão ter. Os aficionados ou fissurados no PT e em sua politica continuam se escondendo com ataques imbecis que não colam mais e como disseram o povo está sem paciência e com o saco muito cheio dessa turma,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.