15:36Questões de gênero e diversidade

Da assessoria de Comunicação da Câmara dos Vereadores de Curitiba:

PME: Questões gênero e diversidade compõem 80% das emendas 

Os vereadores de Curitiba começaram a debater, nesta segunda-feira (22) pela manhã, o Plano Municipal de Educação (005.00129.2015). Foram protocoladas 61 emendas ao texto original, sendo que 49 delas pedem que termos e expressões como “diversidade” e “gênero” sejam retiradas do documento. É o caso, por exemplo, de omitir o nome social de transgêneros dos documentos oficiais das instituições de ensino e retirar do plano a impressão de cartilha que contemple diferenças de gênero. 

As 12 emendas que tratam de outros assuntos discutem a antecipação em um ano da meta de alfabetização, adoção de tecnologias educacionais e a forma de utilização de obras literárias em sala de aula. O Plano de Educação e as emendas serão votados ainda hoje à tarde pelos vereadores (leia mais), e o teor dessas proposições está integralmente disponível na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). 

Das 61 emendas, duas já foram retiradas. O procedimento deve se repetir na continuação da sessão, após os vereadores decidirem  “condensar” itens repetidos para dar celeridade à votação. São 23 assinadas por diversos vereadores, 33 são da parlamentar Carla Pimentel (PSC), duas são do mandato de Chico do Uberaba (PMN) e uma é do gabinete do Professor Galdino (PSDB). “Iremos votar esta matéria hoje, para que o Plano Municipal de Educação seja publicado até quarta-feira. Assim Curitiba não perde recursos do governo federal”, afirmou à imprensa o presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC). 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.