7:04Richa pede e STJ impede que investigação sobre Receita saia do Paraná

Da Folha.com, em reportagem de Estelita Hass Carazzai

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pediu à Justiça que suspendesse e remetesse os inquéritos que investigam um esquema de corrupção na Receita Estadual para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O tucano, que tem afirmado ser “o maior interessado nas investigações”, argumentou que os inquéritosfazem menção a seu nome, e reclamou que não lhe foi permitido o acesso aos autos. Por isso, pediu seu envio ao STJ, que tem a competência de processar e julgar governadores.

Na prática, isso paralisaria momentaneamente as investigações feitas pelo Ministério Público Estadual, que já levaram à prisão de pouco mais de 50 pessoas.

O pedido foi negado pelo ministro João Otávio de Noronha, que considerou que isso provocaria “prejuízos à marcha do inquérito”, segundo decisão publicada nesta terça-feira (16).

Richa foi mencionado por dois delatores do esquema, que cobrava propinas milionárias de empresários em troca de anular dívidas com a Receita Estadual. Segundo os delatores, em 2014, R$ 4,3 milhões do esquema teriam ido para a campanha do tucano. Tanto Richa quanto o PSDB negam.

Segundo o Ministério Público, a quadrilha atuava havia três décadas e faturava R$ 50 milhões por ano em propinas.

Os advogados do governador dizem que o vazamento do depoimento dos delatores tem sido “um atentado à democracia e ao Estado de Direito”, e que deveria haver amplo acesso da defesa aos autos, inclusive para colaborar com as investigações –por isso, o pedido ao STJ.

“Sai todo dia o nome do governador na imprensa e a gente nem está sabendo o que é”, argumenta o advogado Eduardo Sanz, que defende Richa. “É um absurdo, é uma investigação sigilosa que fica vazando. Seria uma irresponsabilidade não querer saber o que está acontecendo.”

Na decisão, Noronha afirma que o governador não foi indiciado formalmente, e não há indicativos de que ele, pessoalmente, seja alvo das investigações.

O próprio juiz da Vara Criminal de Londrina, responsável pelo processo, informou que Richa “não é investigado diretamente, malgrado haja menções ao seu nome em alguns depoimentos”.

CAMPANHA

Na semana passada, uma segunda fase da investigação, apelidada de Operação Publicano, foi deflagrada, e 47 pessoas foram presas –16 foramliberadas por decisão do STJ. Os promotores afirmam que o esquema está espalhado pelo Paraná e envolvia a cúpula da Receita Estadual.

O primo do governador, o empresário Luiz Abi Antoun, é um dos investigados e está preso, sob suspeita de ser o líder do esquema, por indicar parte da diretoria da Receita e liderar a arrecadação para as campanhas. Richa afirma que Abi Antoun é um primo distante.

Até agora, 15 auditores fiscais já foram denunciados sob acusação de corrupção, e pouco mais de 50 pessoas foram presas.

As acusações relativas às campanhas, porém, ainda estão sendo apuradas.

Todos os envolvidos negam as acusações.

Compartilhe

11 ideias sobre “Richa pede e STJ impede que investigação sobre Receita saia do Paraná

  1. Macarrão

    Princípio lógico, se o governador está sendo citado dia a dia, pela imprensa daqui e de outros estados, por algum motivo, faz uma solicitação para poder se defender, e tem uma resposta negativa do STJ, significa que ele não está implicado. Esta negativa do STJ deveria servir aos membros do jornalismo estadual(muitos que têm motivações pessoais), que se limitem a noticiar fatos. Caso ele tivesse algo com o problema, já deveria ter tido acesso, inclusive o processo já deveria estar correndo em Instância superior. Mas que coisa não?

  2. Sergio Silvestre

    Cada vez mais o governo se enrola,só o caso de contratar dois juristas famosos para se defender já é um prenuncio de culpabilidade,e agora tenta barrar ou atrasar as investigações para dar tempo ao esquecimento que é normal no Brasil.
    Ele está agindo como alguém que comete um crime e tenta com as variantes da lei ir empurrando com a barriga.

  3. Sergio Silvestre

    Ai ZB como do jegue acima ai são comuns,eles pregam a democracia dos outros mas para seu consumo é um misto de ditadura ULTRA-DIREITA .
    Sem contar que hoje temos 4 ditaduras embutidas,são a monetária,onde o rico é intocável,da justiça onde o rico é intocável,das comunicações,onde o rico é intocável e politica onde o rico é intocável.
    Pergunte para 97%da massa que forma a grande manada o que é democracia,eles nem sabe o que significa.

  4. Magister

    Meu Deus!!!
    Como esse tal de silvestre fala bobagem!!
    Então quer dizer que o sujeito se valer de garantias constitucionais para se defender e sinal de que “deve no cartório”?
    Muitas vezes faço questão de ler os comentários só para ver as obras do tal de Silvestre e ficar imaginando como deve ser essa figura. Geralmente me vem uma imagem de um sujeito com seus m 50 anos ou mais usando uma camiseta vermelha com a imagem do Che, que fica repetindo aquele lenga lenga que se escuta nos departamentos de humanas das universidades publica (Uma tiazona pedagoga)..
    Tudo bem, ter essas características antes de completar 25 anos, quando ainda o próprio sujeito acredita nas baboseiras, mas depois dessa idade…passa a ser uma figura um tanto, digamos, comica…

  5. TOLEDO

    Silvestre, que tal o Magister do Batel. Ele acredita no Beto Piá, Aécio Piá, enfim ele tem uma foto do Moro na mesa de cabeceira.

  6. Araldo

    Esse Magister deve bater as cabeças na parede pelo Beto e panelas para a Dilma. Mandou bem Silvestre…

  7. Magister

    Toledo anta!! falar que o sujeito tem direito ao contraditório nao quer dizer que acredito em A ou B. O problema e que acéfalos igual a você o silvestre e outro pateta Araldo, so conseguem ver o nosso lado vermelhinho e o outro..

  8. Sergio Silvestre

    Vai lá nos EUA com aqueles juízes caxias ele ia ver só o contraditório,no minimo junto com a WHIFE já estariam de pijamão laranja.
    Aqui é uma beleza,olha só a veadagem,DATA VÊNIA,CONTRADITÓRIO,JURISPRUDÊNCIA,DESEMBARGADOR,é pra rir deste Pais e de nós otários que paga essa conta.

  9. TOLEDO

    Esse papo de contraditório é tipico da direita camuflada. Queria ver o Piá de Prédio ir lá na Vila Fuck explicar que ele só levou a escada e o ladrão é o Brimo. Magister acorda, ou vai ler o Bessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.